Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

4 de maio de 2023

Banco Central anuncia novas medidas de segurança para o PIX

Banco Central anunciou, nesta terça-feira (2), novas medidas de segurança para transações bancárias via PIX. As mudanças estão focadas em dois pontos: a notificação de infração e a consulta de informações vinculadas às chaves PIX.

Segundo o Banco Central (BC), a notificação de infração permitirá que as instituições identifiquem e sinalizem as chaves dos usuários em casos de suspeitas de fraude nas transações. Com a mudança, os novos registros terão novos campos de preenchimento, pelos quais serão possíveis notificar casos criminosos que vão desde estelionato até invasão de contas.

Além disso, o BC também destaca que será possível identificar casos de conta sob falsidade ideológica, ou empréstimo de conta para fraudes — as famosas contas “laranjas”.

Já a consulta de informações sobre as chaves terá novo formato de dados que estarão disponíveis as instituições financeiras — com o intuito de evitar fraudes nas transações via PIX. Entre as novas informações, estarão: a quantidade de contas vinculadas a esse cliente, informações sobre infrações relacionadas a esse usuário ou a uma chave PIX e informações mais detalhadas a longo prazo.

  • Atualmente, só estão disponíveis dados de até seis meses sobre determinado usuário;
  • Com a mudança, estarão disponíveis as informações de até cinco anos;
  • “Essa consulta poderá ser feita pelas instituições por chave PIX ou pelo usuário (CPF/CNPJ), 24 horas por dia, todos os dias do ano”, pontua o comunicado da instituição.

Ainda de acordo com o BC, as novas mudanças no sistema de transações via PIX deverão começar a funcionar a partir de 5 de novembro.

*Com informações de g1.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir