Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto:Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC

5 de maio de 2023

OMS declara fim da pandemia de Covid-19

Por Redação A Folha

Em vigor desde 30 de janeiro de 2020 a Emergência de Saúde Pública (ESPII) foi declarada encerrada nesta sexta-feira (5), pela OMS.

Desde o seu decreto foram registrados 765 milhões de casos e 9,92 milhões de mortes a nível global. O Brasil, assim como diversas outras nações tiveram altos índices de óbitos, especialmente com as variantes Alfa, Gama e Delta, também chamadas de Sars-Cov-2. Mas os números não assustariam tanto quanto na chegada da variante Ômicron, no fim de 2021, elevando os casos a patamares inéditos, porém sem impacto significativo nas hospitalizações e mortes onde havia boa cobertura vacinal.

Na quinta-feira, uma reunião com especialistas buscou definir se o decreto continuaria ou não. Logo na abertura, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus destacou a importância de encerrar o processo.

—Por mais de um ano, a pandemia está em tendência de queda, com a imunidade da população aumentando devido à vacinação e infecção. A diminuição da mortalidade e a pressão sobre os sistemas de saúde nesta tendência permitiram que a maioria dos países voltasse à vida como a conhecíamos antes da Covid-19.

Mas cabe ressaltar que isso não significa o fim da Covid, as mortes continuam sendo registradas e a ameaça ainda é presente, motivo que levou Tedros a utilizar uma disposição do Regulamento Sanitário nunca usado antes buscando desenvolver recomendações permantes a longo prazo.

TAGS: OMS, covid, pandemia

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir