Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

23 de maio de 2023

Emergência zoossanitária: país registra aumento de casos de gripe aviária

O governo decretou estado de emergência zoossanitária por 180 dias em todo o território devido ao aumento de casos de gripe aviária. A oficialização da medida ocorreu em edição extra do Diário Oficial da União, na noite de segunda-feira (22).

Não há ocorrências registradas em humanos no Brasil. Os registros da doença em aves silvestres ocorreram no Rio de Janeiro e Espirito Santo.

O decreto serve para que o governo tenha mais ferramentas de atuação e contenção do vírus, com permissão de integração entre pastas, repasse de recursos federais e recurso auxiliar aos estados que possuem medida de contenção.

Até o momento foram registrados oito casos. O Ministério da Agricultura destaca que o país não perde o status de livre da influenza aviária pois os casos não atingiram a produção comercial.

Transmissão

A doença não é transmitida pelo consumo de carne nem de ovos. A transmissão para humanos se dá, principalmente, por contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas.

Ao perceber aves doentes, as autoridades pedem que o serviço veterinário local seja acionado ou seja feito notificação por meio do Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias ao identificar aves doentes e que evite o contato com elas.

Casos em humanos descartados

Cerca de 33 amostras de casos suspeitos em humanos foram analisadas, e segundo o Ministério da Saúde, todas deram negativo.

Dois novos casos seguem sendo avaliados pelo laboratório da Fiocruz.

*Com informações O Sul

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir