Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

30 de maio de 2023

Estado registra primeiro foco de gripe aviária em animais silvestres

Foi confirmado pela pasta de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação a detecção de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em aves silvestres próximas a Lagoa da Mangueira, em Santa Vitória do Palmar. O anúncio foi feito na segunda-feira (29), é o primeiro caso no Rio Grande do Sul.

O animal infectado foi a espécie Cygnus melancorphys, o cine do pescoço negro. A confirmação da doença foi por meio de exame laboratorial, no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas (LFDA-SP), unidade referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), que confirmaram a doença.

Cerca de 60 aves foram encontradas mortas, desde quarta-feira passada, levantando a suspeita. O local está interditado por tempo indeterminado, em um raio de 33 mil hectares.  Entre os animais estão 59 cisnes e uma ave migratória, a Caraúna.

Cinco equipes de vigilância vêm atuando na região. Foram visitadas 74 propriedades rurais, em um raio de 10 km do local. O objetivo é investigação clínica e epidemiológica, além de orientar a população.

A infecção não afeta a condição do Estado e do país livre como livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, não oferendo risco de consumo de carnes e ovos, uma vez que a doença não é transmitida por consumo.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir