Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

31 de maio de 2023

Situação da Barragem do Capingui é desoladora e Ministério Público está acompanhando o caso

Na manhã da última segunda-feira (30), foi relatado uma situação crítica que vive a Barragem do Capingui. A estrutura está praticamente seca, com apenas algumas poças de água ao longo do curso do alagado. A cena impacta quem conhece o local e moradores estão preocupados com o estado que a barragem se encontra. A estiagem que vem afetando a região nos últimos três anos contribui para a escassez de água, no entanto moradores reclamam que as comportas da barragem estão abertas, dando vasão a pouca água que ainda tem no local.

O Ministério Público acompanha há tempo a situação da Barragem do Capingui. De acordo com o promotor de justiça, Paulo Cirne, o órgão vem intercedendo junto a autoridades ambientais para que fiscalizem e controlem a operação na região. O reservatório foi formado com a finalidade de geração de energia, sob responsabilidade da CEEE. A empresa foi privatizada recentemente. O que preocupa o Ministério Público é exatamente a operação. Diversas denúncias apontam para uma retirada excessiva de água do reservatório, até mesmo incompatível com a necessidade para geração de energia.

Cirne explica que o poder judiciário conseguiu uma alteração na licença de operação da CEEE, estabelecendo alguns limites para que a barragem não esvaziasse por completo. No entanto, o que se vê é um reservatório completamente seco. O promotor ressalta que uma parte do problema está relacionado com a falta de chuvas, mas o Ministério Público analisa também a operação da empresa na barragem, com base nessas novas imagens do local e busca identificar se existe algum tipo de ilegalidade sendo praticada.

Fonte: Rádio Uirapuru

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir