Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

31 de maio de 2023

Tabaco é o principal fator de risco para o câncer de pulmão

O câncer de pulmão ganhou destaque neste mês de maio em razão da morte da cantora Rita Lee, aos 75 anos. Desde 2021, ela lutava contra esse câncer, que é o quarto tipo de câncer mais incidente no Brasil. O tabagismo é a principal causa do câncer de pulmão. O Dia Mundial Sem Tabaco ocorre no dia 31 de maio e reforça a importância da conscientização sobre os efeitos mortais e nocivos do tabaco. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que a mortalidade por câncer de pulmão entre fumantes é cerca de 15 vezes maior do que entre pessoas que nunca fumaram.

Para cada ano do triênio de 2023 a 2025, são estimados cerca de 32 mil casos de câncer de pulmão, pouco mais de 15 casos por 100 mil habitantes, sendo 18 mil entre os homens e 14,5 mil casos entre as mulheres. Na Região Sul, as taxas de incidência são mais elevadas. Em homens, é a segunda neoplasia mais frequente (31,54 por 100 mil habitantes). No país, são registradas quase 30 mil mortes por ano.

Os principais fatores de risco para o câncer de pulmão são o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco, responsável por cerca de 85% dos casos diagnosticados.

—O tabagismo tem relação com mais de 20 tipos de câncer, entre eles: pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago, fígado, cólon e reto e traqueia. Das 7 mil substâncias químicas diferentes, cerca de 70 são reconhecidamente cancerígenas—, enfatiza o oncologista do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Dr. Alex Seidel.

Tabagismo: principal causa de morte evitável no mundo

Os órgãos de combate e de pesquisa sobre tabagismo estimam que 443 pessoas morrem a cada dia por causa do tabagismo no Brasil, ou seja, 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas.

—O tabaco é a principal causa evitável de doença e morte no mundo. O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina, uma substância psicoativa encontrada em todos os produtos derivados do tabaco, tais como cigarro, cigarro eletrônico ou dispositivo eletrônico para fumar, charuto, cachimbo, cigarro de palha, narguilé, entre outros—, explica Seidel.

O oncologista também ressalta que uma das principais preocupações no momento são os cigarros eletrônicos. Conforme Seidel, estes dispositivos são perigosos e têm elevado número de substâncias nocivas à saúde.

—Além da dependência da nicotina, que é mantida ou iniciada, existem várias outras substâncias potencialmente graves. Além disso, possuem em sua composição substâncias reconhecidamente cancerígenas—, alerta Seidel.

Motivos para parar de fumar:

- Tabaco causa mais de 20 tipos de câncer

- O tabaco afeta praticamente todos os órgãos do corpo

- O tabaco afeta a aparência imediatamente

- Quando você usa produtos de tabaco e nicotina, coloca em risco a saúde de seus amigos e familiares - não apenas a sua

- Os cigarros eletrônicos são prejudiciais à saúde e não são seguros

- O uso de tabaco traz consequências sociais negativas

- É caro - você pode usar seu dinheiro em coisas mais importantes

- Fumar reduz sua fertilidade

- Todas as formas de tabaco são letais

- O uso de tabaco, principalmente o fumo, tira o fôlego

- O tabaco destrói o seu coração

- O tabaco polui o ambiente

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir