Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Foto: Divulgação Márcio Rodrigues

2 de junho de 2023

Sesc/RS colocou mais de 1,3 milhão de gaúchos para se movimentar com o Dia do Desafio

O Sesc/RS colocou mais de 1,3 milhão de pessoas para se movimentar no Estado nesta quarta-feira, 31 de maio, com o Dia do Desafio (DDD) 2023. Uma série de atividades foi organizada por Unidades do Sesc de 51 municípios, envolvendo, em parceria com prefeituras, escolas e instituições, um total de 380 cidades gaúchas. Dentre corridas, caminhadas, oficinas esportivas, aulas abertas de dança e ginástica, até elaboradas ações, como a descida de rapel em um balão em Caxias do Sul e 24 horas de natação em Porto Alegre, foram centenas de desafios diferentes realizados gratuitamente ao longo de todo o dia.

—O Dia do Desafio tem a proposta de incentivar que as pessoas façam, no mínimo, 15 minutos de exercícios físicos. E o que é legal é ver as pessoas compreenderem que esses podem ser os primeiros 15 minutos de uma rotina mais saudável futuramente, que é a grande essência do DDD—, destaca Marcelo Campos Afonso, Gerente de Esporte, Lazer e Turismo do Sesc/RS.

—Portanto, muito nos alegra perceber que essa data é um dia de diversão, alegria e integração entre as pessoas, mas que também serve de incentivo para hábitos contínuos de prática de atividades físicas, diminuição do sedentarismo e, como consequência, de mais saúde para a população.

Uma novidade deste ano foi a proposta de deixar um legado do projeto nas comunidades. Assim, 32 espaços públicos espalhados pelo Rio Grande do Sul foram revitalizados por voluntários ligados ao DDD em ações que contaram com o apoio das prefeituras e outros parceiros.

—Houve uma mobilização muito grande nos locais revitalizados, dentre praças, quadras de esportes e outros espaços públicos. Alguns começaram a revitalização dias antes do Dia do Desafio e já estavam, inclusive, sendo usados por crianças e idosos na quarta-feira—, aponta Afonso.

Em todos os pontos com ações do DDD, também foi feita a arrecadação de litros de leite, desafiando os gaúchos a também serem mais solidários. 11.078 litros de leite UHT foram arrecadados e serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social através do programa Mesa Brasil Sesc.

Capital gaúcha deu exemplo no DDD

Só em Porto Alegre, mais de 22,3 mil pessoas entraram em movimento em diversos pontos da Capital. No Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE) aconteceram oficinas de beach vôlei, judô, tiro com arco, muay thay, ginástica, capoeira e vários outros esportes. No Largo Glênio Peres, um circuito de infláveis colocou crianças e adultos para se movimentarem. Já na Redenção, teve aula de Tai Chi Chuan para a comunidade. Um dos principais destaques foi a ação especial do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, que, entre as 19h30 de terça-feira e as 19h30 de quarta-feira, promoveu 24 horas ininterruptas, com revezamentos, de natação e de corrida. Apenas na corrida, foram 295 quilômetros percorridos pelos integrantes da corporação.

Sobre o DDD

O Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição saudável entre municípios. Coordenado no Brasil pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All) - conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. É um movimento comunitário, realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

O DDD 2023 em números no RS

Participantes: 1.322.696

Espaço revitalizados: 32

Litros de leite arrecadados: 11.078

Cidades participantes 380

Por: Shállon Teobaldo - Moglia Comunicação Empresarial

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir