Passo Fundo/RS: Tempestades
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempestades
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

5 de junho de 2023

Dia Mundial do Meio Ambiente: plástico é o grande vilão da poluição mundial

Nesta segunda-feira (05) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como tema em 2023: soluções para a poluição plástica. Embora o material tenha trazido inúmeros avanços na vida dos seres humanos, acabou tornando-se também um problema ambiental, devido o descarte irregular e a poluição. São produzidas cerca de 400 milhões de toneladas de plástico por ano no planeta. Metade disso é projetado para ser utilizado apenas uma vez.

Neste dia, discutiu-se o tema e recebeu vários convidados para falar sobre o uso consciente e o descarte correto do plástico. De acordo com a professora de arquitetura e urbanismo da Atitus, Taísa Leal da Silva, esse problema já vem de muito tempo e é muito difícil de solucioná-lo, mas é possível diminuir. A professora reforça buscar por produtos plásticos que possam ser reutilizados mais de uma vez, evitando o descarte imediato. Outro pronto é a questão da reciclagem. A grande maioria dos plásticos podem ser reaproveitados, até mesmo para a confecção de outros produtos. Taísa acredita que isso deve ser incentivado pelos órgãos públicos para que se torne uma cultura.

Conforme a gerente de sustentabilidade da Be8, Ana Cristina Kúria, o tema plástico remete ao combustível fóssil, ou seja, o petróleo. A Be8 é uma empresa preocupada com energias renováveis e a mudanças das matrizes energéticas, oferecendo um combustível limpo, através do biodiesel. Ana Cristina exemplifica a reutilização de resíduos pela empresa, na fabricação de biodiesel através de óleo de cozinha usado. O que para muitos seria um descarte, a Be8 conseguiu ver uma matéria prima importante, que contribui também para a preservação do meio ambiente.

O arquiteto e professor da UPF, Marcos Frandoloso, o plástico é muito representativo, pois faz parte do cotidiano de todas as pessoas, seja na sacolinha de supermercado, até as garrafas pet, potes e outros utensílios. Ele destaca que vários países já proibiram o uso de sacolas plásticas, mas isso vai muito mais de uma mudança comportamental entre as pessoas, do que uma legislação específica.

O secretário-executivo da Agenda 21, Ademar Marques, reforça que o plástico é apenas um dos problemas ambientais e, por isso é tema de debate do Dia Mundial do Meio Ambiente. No entanto, existem vários outros temas importantes que também precisam em destaque. Ademar vê com otimismo a mudança da sociedade. Ele lembra que há 20 anos, ninguém se preocupava com plástico ou discutia esse tema. Hoje, a maioria das pessoas já tem consciência e sabe do poder de poluição que um simples plástico de bala tem no meio ambiente.

Fonte: Rádio Uirapuru

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir