Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Amélia Freitas

7 de junho de 2023

Plantio de árvores em Não-Me-Toque marca o Centenário da presença Notre Dame no Brasil

O sol que aqueceu a manhã desta quarta-feira (07) foi bem diferente do frio que fazia em 07 de junho de 1923, quando através da coragem e abnegação de 10 corajosas missionárias alemãs, iniciava a missão Notre Dame em terras brasileiras.

Em uma cerimônia calorosa e emocionante, que contou com a participação de dezenas de Irmãs, colaboradores das instituições da Rede Notre Dame de Não-Me-Toque, autoridades e demais lideranças municipais, três árvores foram plantadas no município, demonstrando o amor, bondade e cuidado que as Irmãs de Notre Dame tiveram, ao longo destes 100 anos, com as pessoas e com o planeta.

A coordenadora deste projeto e coordenadora da Casa Betânia, Irmã Silvânia Ioner, explicou a ação. “Essa é uma ação social assumida por todas as comunidades de Irmãs do Brasil com o objetivo de demonstrar o cuidado para com a vida, que as Irmãs sempre tiveram junto à missão e também uma forma de incentivarmos a população no cuidado com nossa casa comum”, relatou.

Irmã Maria Helena Kumpfer, coordenadora da Comunidade São José, também falou sobre o momento, explicando o sentido da planta escolhida pela comunidade e o local de plantio. “Biblicamente a Oliveira tem um significado muito especial pois Jesus rezou, ensinou e foi entregue no monte das oliveiras. A Igreja Católica utiliza o óleo extraído destas oliveiras para a unção. Escolhemos plantá-la em um espaço que chamamos de chão sagrado, onde muitas Irmãs foram sepultadas, muitas delas vindas da Alemanha, como nossa forma de homenagem e compromisso de darmos continuidade a herança delas recebida”, pontou.

A Comunidade Júlia Billiart plantou uma Tuia Vela. Na oportunidade, a coordenadora Irmã Teresa Borghesan, comemorou o momento relembrando uma frase de Santa Júlia Billiart. “Santa Júlia na carta de número 18 escreveu que ‘é necessário lançar sempre a semente a terra e que o bom Deus lhe dará crescimento quando lhe aprouver’. É com muita alegria que, neste dia, somos convidados a fazer memória da vida Notre Dame no Brasil”, concluiu.

A cerimônia contou ainda com um momento de oração, conduzido pela Irmã Maria Helena Kumpfer que culminou com uma benção ao solo e as árvores, realizada pelo Padre Laerte Reis, da Paróquia Cristo Rei de Não-Me-Toque.

A data é um convite a reler a fascinante história da Congregação no Brasil e um renovado impulso na missão de proclamar a bondade e o amor providente de Deus.

Clique AQUI e confira alguns registros.

Fonte: Comunicação Notre Dame

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir