Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: José Schaefer / Emater/RS-Ascar / CP

9 de junho de 2023

Brasil deve ter El Nño mais forte das últimas décadas

A formação do fenômeno El Niño foi anunciada, oficialmente, na quinta-feira (8), pela Administração Nacional de Atmosferas e Oceanos (NOAA – sigla em inglês).

O fenômeno se formou, pelo menos, um mês antes do que deveria, lhe dando mais tempo de crescer. Com isso, segundo os especialistas, há 56% de chances de ser considerado forte e 25% de atingir proporções gigantescas, segundo a cientista Michelle L’Heureux, responsável pelo escritório de previsões climáticas El Niño/La Niña da NOAA.

Os países do Hemisfério Sul devem sentir de forma mais intensa o fenômeno, Brasil, Col^mbia e Venezuela deve, ser os mais atingidos. com previsão de secas intensas, assim como a Índia e a Indonésia. O centro climático alerta também que existe a possibilidade de 2023 bater um novo recorde de ano mais quente dos registros, com temperaturas superiores às registradas nos anos de 1998 e de 2016, anos especialmente quentes.

“Se este El Niño alcançar a categoria dos mais fortes será a recorrência mais curta do registro histórico”, afirmou Kim Cobb, cientista climática da Universidade de Brown, nos Estados Unidos (EUA).

O cenário preocupa meteorologistas, já que o intervalo reduzido entre dois El Niños especialmente fortes deixa as comunidades com menos tempo hábil para se recuperarem de danos a infraestrutura, agricultura e ecossistemas provocados pelo fenômeno. Segundo o Banco Mundial, o El Niño de 1997 e 1998 custou 45 bilhões de dólares aos países mais afetados.

A NOAA salienta ser provável que o El Niño produza condições climáticas extremas no fim deste ano, desde ciclones tropicais girando em direção a ilhas vulneráveis do Pacífico até chuvas fortes, calor e seca na América do Sul e Austrália. O fenômeno impacta, ainda, na temporada de furacões no Oceano Atlântico.

Fonte: Guaíba
*com informações: R7

TAGS: el niño, clima

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir