Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

15 de junho de 2023

Hospital de Clínicas Porto Alegre transfere Bloco Cirúrgico para novo prédio em área cinco vezes maior

Estrutura moderna qualifica o atendimento dos pacientes e permite ampliação futura dos procedimentos (Crédito das fotos: Clóvis Prates/Divulgação HCPA)

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) entrega à população, nesta sexta-feira (16), a nova estrutura do Bloco Cirúrgico, da Unidade de Recuperação Pós-Anestésica, do Serviço de Anestesia e das áreas de apoio, que foram transferidas do Bloco A para o Bloco B, localizado na Av. Protásio Alves. Com a mudança, a área total ocupada pelos serviços passou de 2,2 mil m2 para 11 mil m2, espaço cinco vezes maior e mais moderno viabilizado por meio de recursos obtidos junto ao governo federal. A migração qualifica o atendimento dos pacientes, melhora os processos assistenciais, permite incorporar novas tecnologias e ampliar o número de procedimentos futuramente. Isso porque a expectativa é passar das atuais 13 salas cirúrgicas para 40, quando forem recebidos novos recursos humanos e financeiros.

As três cirurgias inaugurais da área vão ocorrer nesta sexta-feira e sábado. A primeira será às 9h com um paciente pediátrico.

—Esse é um momento muito significativo para o hospital que representa uma virada de página. É uma nova jornada que se inicia amanhã—, afirmou a diretora-presidente do HCPA, Nadine Clausell, em momento de agradecimento às equipes. Na mesma linha, o diretor médico, Brasil Silva Neto, reforçou a responsabilidade de traduzir o sucesso dessa entrega em devolução para a sociedade.

—Vamos trabalhar de forma comprometida e engajada, buscando sempre o melhor para a instituição e a saúde da população. Esse é o nosso compromisso e o que vamos buscar—, frisou.

Na próxima semana, o Bloco Cirúrgico funcionará com 50% da capacidade e, a partir do dia 26, a operação plena deverá ser retomada. Em 2022, o HCPA realizou 44.314 procedimentos e 346 transplantes, sendo que 90% dos atendimentos da instituição são para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

As novas instalações foram projetadas para proporcionar mais conforto, qualidade e segurança nas atividades. São exemplos desses avanços a utilização de fluxo de ar laminar nas salas cirúrgicas, reduzindo o risco de infecções hospitalares; os novos focos nas mesas cirúrgicas; a concentração das áreas que apoiam o funcionamento do bloco na mesma edificação, como o Centro de Material e Esterilização e a Patologia, entre outras; os sensores de incêndio e o circuito de câmeras de segurança em todos os locais.

Durante a ação de entrega das áreas à comunidade interna, nesta quinta-feira (15), a diretora de Enfermagem, Ninon Girardon da Rosa, e o diretor administrativo, Jorge Bajerski, ressaltaram o trabalho árduo de muitas equipes para realizar o sonho de colocar o novo bloco em funcionamento.

—As equipes estão muito integradas e imbuídas para que tudo dê certo—, disse Ninon.

Entre os espaços inaugurados estão três salas equipadas em parceria com a Unicred Porto Alegre. São elas um refeitório, uma sala de estar e uma sala de estudos, todos voltados para profissionais, e que foram entregues com a presença de executivos da instituição financeira cooperativa. As doações da Unicred têm alavancado iniciativas dentro do hospital focadas na comunidade interna no que diz respeito ao conforto, à segurança e à ambientação.

Veja quais são as novas áreas que passam a funcionar no Bloco B

A nova estrutura ocupa 11 mil metros quadrados, sendo:

2º andar (1,5 mil m²)

Serviço de Anestesia e Medicina Perioperatória (Sampe), duas salas de aula, vestiários de profissionais, áreas de apoio das equipes assistenciais, refeitório e salas de bem-estar e estudo.

3º andar (4,6 mil m²)

Recepção do Bloco Cirúrgico, área administrativa, vestiário de pacientes, salas de preparo pré-operatório com 16 leitos adultos e quatro leitos pediátricos, sete salas de recuperação pós-anestésica com capacidade para 112 leitos, sendo que 27 leitos entram em operação inicialmente.

4º andar (4,6 mil m²)

40 salas cirúrgicas, das quais 13 entram em operação, e área de preparo pré-operatório avançado.

Crédito das fotos: Clóvis Prates/Divulgação HCPA

Por: Angela Vencato - Jornalista (Mtb 10.644)

Coordenadoria de Comunicação

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir