Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

22 de junho de 2023

Campanha coleta 32 toneladas de lixo eletroeletrônico

Por Erick Krüger Kanofre
A coleta de Lixo eletroeletrônico contou com o apoio do Grupo Escoteiros Guardiões da Nascente

No último sábado, dia 17 de junho, foi realizada a primeira campanha do ano de coleta de lixo eletroeletrônico, com o objetivo de retirar o meio ambiente o máximo possível de equipamentos que estão em desuso, como por exemplo, fogões, geladeiras, computadores, periféricos, televisores, fornos, entre outros.

A coleta ocorreu na Praça Central Dr. Otto Schmiedt, em frente à Igreja Cristo Rei, durante manhã e tarde. Ao total foram recolhidas 32 toneladas de eletrodomésticos e eletrônicos.

Após o recolhimento, a empresa responsável pelo descarte levou todo o material para a sua unidade, onde vai passar por um processo de desmontagem e classificação dos produtos, feito de forma manual.

Após a seleção, os materiais, como plástico, passam por uma trituração e são destinados às fábricas de calçados. Outro exemplo são os vidros de aparelhos eletrônicos, que são utilizados na produção de lajotas.  A taxa de aproveitamento dos materiais recolhidos é de 95%, os resíduos que sobram vão para um aterro legalizado.

O poder público de Não-Me-Toque realiza, há vários anos, duas campanhas de coleta de lixo eletroeletrônico no município, uma em junho, em virtude do Junho Verde que voltado ao meio ambiente, e outra no mês de dezembro.

O secretário de Desenvolvimento, Paulo Júnior Gomes da Silva, explica a importância da campanha:

—Ficamos muito feliz em ver as pessoas comparecendo e trazendo bastante material. Esse é o grande objetivo, tirar esse material antes que seja descartado irregularmente e venha prejudicar o meio ambiente. Vale a pena destinar corretamente, pois temos uma empresa que faz isso pra nós sem custos. Então isso é muito importante, essa empresa vem, capta, leva e destina corretamente esse material.

Ainda ressalta o apoio que receberam no dia da coleta.

— Esse ano, contamos com o apoio do Grupo Escoteiros Guardiões da Nascente. Isso é bacana e também serve como um processo de educação. Temos que trabalhar desde cedo, envolvendo crianças e jovens com projetos sociais—, ressaltou o secretário Paulo Júnior.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir