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Cônsul-Geral, Valerio Caruso almeja chegar à marca de 1 mil passaportes emitidos por mês até o final do ano (Crédito: Anderson Pagani)

24 de junho de 2023

Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre emite mais de 800 passaportes por mês

Cônsul-Geral, Valerio Caruso almeja chegar à marca de 1 mil passaportes emitidos por mês até o final do ano (Crédito: Anderson Pagani)

Desde março, serviço tem registrado aumento progressivo na emissão do documento

Os cidadãos italianos no Rio Grande do Sul ganharam mais celeridade num dos principais serviços prestados pelo Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre. A representação diplomática da Itália no Rio Grande do Sul, a partir da ampliação do uso da tecnologia e com a redução de trâmites legais, está emitindo, em média, 803 passaportes por mês. O número representa um crescimento de 130% se comparado ao mesmo trimestre do ano passado, quando o máximo de emissões chegava a 350 documentos.
Desde março, o Consulado-Geral tem conseguido aumentar significativamente os números de emissões de passaporte que, naquele mês, foram 812. Em abril foram 720 (menor por conta dos vários feriados). A melhor performance do ano foi alcançada no último mês: em maio, quando o órgão chegou a emitir 878 passaportes.
E as metas são ainda mais ambiciosas: o objetivo do Cônsul-Geral, Valerio Caruso, é que o Consulado consiga emitir mais de 1 mil passaportes por mês até ao final do ano de 2023.

—Estamos conseguindo fazer mais por nossos cidadãos, permitindo que eles tenham agilidade e transparência nos processos, a fim de facilitar o acesso aos nossos serviços—, diz o Cônsul-Geral.
Antes de requerer o passaporte, o cidadão precisa ter reconhecida a cidadania italiana. Neste, que é um dos mais importantes serviços consulares, também houve celeridade nos processos. Desde que Caruso assumiu, em setembro do ano passado, 4 mil famílias foram convocadas a apresentar a documentação para o reconhecimento da sua cidadania "iure sanguinis" (por direito de sangue).
Entre as ações que evidenciam a melhora no atendimento estão ações como a implantação de um call-center (51 2500.7515), a biometria itinerante para emissão de passaportes que começou a ser levada às cidades do interior do Estado e o aumento de pessoal em serviço com a finalização de dois concursos que colocarão mais 6 funcionários para potencializar a Sede.

Por: Viviane Somacal - Exata Comunicação

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