Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

26 de junho de 2023

Plantio do trigo atinge 55% da área estimada para esta safra

Foto de José Schäfer, da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa

A cultura do trigo encontra-se em fase de implantação, mas a prevalência de chuvas e de umidade suspendeu em parte a semeadura na maioria dos municípios produtores do Estado. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar no dia 22/06, até o momento, 55% da área estimada para o trigo foi semeada, mais especificamente na região Noroeste. A estimativa da safra 2023 aponta que a área a ser cultivada com trigo no RS é de 1.505.704 hectares. A produtividade prevista é de 3.021 kg/ha.

A ocorrência de chuvas não teve impacto negativo nas lavouras implantadas, e os volumes pluviométricos elevados, na região afetada pelo ciclone, não atingiram as áreas de cultivo do cereal. A umidade adequada do solo tem sido favorável para a germinação – fase inicial do desenvolvimento vegetativo –, resultando em um estande de plantas apropriado e em aspecto fitossanitário satisfatório.

A aveia branca também está sendo implantada, no entanto, a atividade foi comprometida devido ao excesso de umidade no solo causado pela persistência das chuvas. Algumas lavouras, que anteriormente exibiam sinais de estresse hídrico, conseguiram recuperar sua turgescência. Porém, a maioria das lavouras, que não foram afetadas, apresenta desenvolvimento vegetativo satisfatório. Para esta safra, a estimativa de área de cultivo é de 365.081 hectares e a produtividade é de 2.340 kg/ha.

Também em implantação, a cultura da canola teve a semeadura impedida pelas condições meteorológicas registradas nos últimos períodos. Projeta-se uma área de cultivo de 67.219 hectares, e produtividade de 1.632 kg/ha. As lavouras, que apresentam densidade de plantas satisfatória e excelente aspecto, embora tenham sido observadas incidências prematuras de infestação de pragas, tornam necessário realizar o controle.

Na cevada, a projeção de cultivo é de 35.899 hectares, e a produtividade é de 3.144 kg/ha. A cultura está em implantação, mas a semeadura foi suspensa em função da recorrência de precipitações. As lavouras apresentam bom estabelecimento inicial, com emergência uniforme e plantas saudáveis.

PASTAGENS E CRIAÇÕES

Apesar das baixas temperaturas e da ocorrência de dias nublados, as pastagens de inverno se desenvolvem bem, garantido o suporte nutricional dos animais. Já nos locais onde as chuvas foram intensas, houve registro de prejuízos nas pastagens devido ao pisoteio e ao arranquio causado pelos animais.

Na Bovinocultura de Corte, as chuvas dificultaram as ações a campo, principalmente nos locais onde houve excesso de umidade no solo, deixando os campos encharcados. Houve relato de mais casos de tristeza parasitária no rebanho, situação relacionada à alta infestação de carrapatos durante os últimos meses. Segue o período para os produtores efetuarem a declaração anual obrigatória dos rebanhos nas Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDAs), que se estenderá até o final de outubro.

Na Bovinocultura de Leite, a melhor qualidade e o bom desenvolvimento das pastagens de inverno (aveia e azevém) proporcionam aumento na produção de leite, possibilitando a diminuição da suplementação de concentrados como fonte de proteína. Apesar das baixas temperaturas, não houve problemas relacionados ao conforto térmico, pois os rebanhos leiteiros são formados por animais de origem europeia, que são mais adaptados a locais de frio extremo. Porém, o excesso de chuvas também causa a formação de barro nos locais de uso pelos animais, principalmente próximos à ordenha, aumentando as chances de contaminação do leite e os casos de mastites.

Por: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
Foto de José Schäfer, da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir