Passo Fundo/RS: Neblina
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Neblina
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

A implantação da Comissão aconteceu na quarta-feira (Foto: Gerson Raugust/Sistema Farsul)

6 de julho de 2023

Teodora assume Comissão das Produtoras no Agro da Farsul

A implantação da Comissão aconteceu na quarta-feira (Foto: Gerson Raugust/Sistema Farsul)

Na quarta-feira (5/7), representantes das regionais da Farsul estiveram presentes na sede da Federação para a implantação da Comissão das Mulheres no Agro. As participantes foram recepcionadas pelo 1º vice-presidente da Farsul, Elmar Konrad, pelo diretor Administrativo, Francisco Schardong, pelo diretor, Fábio Avancini Rodrigues, e pelo assessor da presidência, Rodrigo Rizzo.
Konrad destacou a importância do evento, salientando o momento difícil do setor no Estado, que sofreu com diversos períodos de seca.

—Estamos vivendo tempo diferentes, difíceis, e eu como homem, marido e pai, sei da força das mulheres para suportarmos esses choques. São reuniões como essa que permitem à Farsul encontrar e solucionar os problemas das produtoras e produtores do Estado.
A implantação da Comissão também foi celebrada pelo diretor Administrativo Francisco Schardong:

—A Casa sempre esteve aberta para as mulheres do agro, estamos com muita esperança e muita certeza dos frutos que irão surgir. Hoje é um ponto de partida para um novo momento, momento em que precisamos agir com inteligência, e quando falamos em inteligência e vivência, precisamos ter a mulher gaúcha ao nosso lado.

O papel fundamental das mulheres na agricultura do Estado também foi um ponto levantado por Rodrigues, que apontou a necessidade de fortalecer a sindicância rural, e que as mulheres são o elo entre os núcleos familiares e os sindicatos.

—Precisamos de núcleos mais fortes, de trazer as famílias para os sindicatos, e as mulheres aqui presentes são grandes exemplos em suas regiões. Esperamos que essa semente plantada aqui hoje gere bons frutos—, completou Rodrigues.

A coordenadora da Comissão, Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer destacou a conquista de espaços, também no agro, pelas mulheres:
—Nós estamos conquistando esses espaços, mas nós tivemos essa oportunidade, uma coisa que nem todas tem. Nossa missão é oportunizar aquelas produtoras que querem participar em seus sindicatos, que querem conquistar seu espaço. Nossa meta é trabalhar nas bases, em nossas regiões, trocar experiências e vivências com nossas colegas de diferentes lugares.
Após as boas-vindas, as integrantes foram apresentadas ao Sistema Farsul e como Federação e Senar-RS trabalham em conjunto com os sindicatos rurais para fortalecer o agro do Estado.
As mulheres também participaram de dinâmica com as integrantes do Conselho, que elencaram os principais obstáculos encontrados pelas mulheres para se inserir nos sindicatos, e quais ações a nova Comissão pode realizar para resolver esses problemas.

Conforme Rodrigo Rizzo, a criação da Comissão de Produtoras no Agro deixa a Farsul alinhada com a CNA.

Comissão das Produtoras no Agro:

Coordenadora Titular: Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer
Suplente: Martha Bernardete Guazelli Paim

Fonte: Imprensa Sistema Farsul

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir