Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

16 de julho de 2023

Pesquisadoras do HCPA estudam benefício hormonal da risada

Uma pesquisa realizada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) faz uma revisão sistêmica de vários estudos sobre o benefício físico que a risada proporciona nas pessoas e fornece evidências encorajadoras sobre o papel do riso na redução do estresse. As pesquisadoras Caroline Kaercher Kramer (Universidade de Toronto) e Cristine Bauermann Leitão (HCPA/UFRGS), concluem que rir e se divertir com frequência não só melhora o emocional das pessoas, mas causa também uma alteração hormonal.

Pessoas que separaram um momento do dia para assistir algo engraçado apresentaram uma diminuição no cortisol. Conhecido popularmente como o hormônio do estresse, o cortisol é elevado em momentos de tensão e preocupação intensa. Os sintomas causados por este desequilíbrio incluem alterações menstruais, aumento de peso, pressão alta e depressão.

Na pesquisa, Caroline e Cristine analisaram oito estudos, com um total de 315 participantes, e os resultados mostraram uma redução significativa nos níveis de cortisol após o riso, em comparação com um grupo de controle.

Embora mais pesquisas sejam necessárias para compreender completamente os mecanismos subjacentes, esses resultados destacam o potencial terapêutico do riso e seu impacto positivo no bem-estar físico e mental.

A pesquisa foi publicada na revista PLoS ONE com o nome de Laughter as medicine: A systematic review and meta-analysis of interventional studies evaluating the impact of spontaneous laughter on cortisol levels.

É importante destacar que se mede cortisol para avaliar estresse. Mede-se apenas em casos suspeitos de doenças nas glândulas suprarrenais e só nestes casos é indicado fazer a dosagem do hormônio.

Por: Rodrigo Frohlich Wenzel Jornalista (Mtb 12.624) e Camila Mendes da Rocha
Coordenadoria de Comunicação

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir