Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

24 de julho de 2023

Julho termina com novo ciclone extratropical, frente fria, ar polar 

O mês de julho vai terminar com a atuação de um novo ciclone extratropical, frente fria, avanço de ar polar e a possibilidade de ocorrência de neve

A última semana de julho vai trazer novamente vários sistemas que influenciam a parte do centro-sul do Brasil, principalmente a Região Sul. Há a previsão de um ciclone extratropical, da frente fria associada ao ciclone e de uma massa de ar polar.

Na terça-feira (25), o processo de formação de um ciclone extratropical se inicia sobre o estado do Rio Grande do Sul e a tendência dos modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, mostra uma região de cavado sobre o sul e oeste do estado, já durante a madrugada, contribuindo para a ocorrência de chuvas intensas e tempestades na Campanha, Sul e Oeste. As instabilidades atingem a região Central e metropolitana de Porto Alegre no período da manhã.

O evento de formação do ciclone pode trazer chuvas intensas e tempestades. Os acumulados podem passar dos 100 mm no sudeste do Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira (26), a baixa pressão já se encontra no oceano próxima a costa do Rio Grande do Sul, com a frente fria em formação sobre o centro-norte e leste do território gaúcho. Assim, há potencial de chuvas intensas e de tempestades na madrugada e início da manhã na metade norte do estado, incluindo a região de Porto Alegre, no sul e oeste de Santa Catarina.

No restante do dia, o ciclone se afasta rapidamente para o oceano e a frente fria avança pelo estado de Santa Catarina perdendo intensidade. Assim, o potencial de eventos intensos de precipitação fica apenas até o meio da manhã, com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo de forma mais pontual no norte gaúcho e em todas as regiões catarinenses até o meio da tarde, com tempo mais firme no período da noite.

 Este evento de formação e atuação do ciclone extratropical será bem menos intenso e destrutivo em comparação ao anterior. No entanto, há risco para chuvas intensas, elevado volume e tempestades.

 Na quinta-feira (27) e na sexta-feira (28), a frente fria atua no oceano, mas uma região de cavado se forma e se acopla ao sistema frontal, o que provoca chuvas mais pontuais de até forte intensidade no norte de Santa Catarina, no Paraná, no sul e oeste do Mato Grosso do Sul, no sul e leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.

Há risco de ventos muito intensos?

Vale ressaltar que a formação do ciclone extratropical não será como o último evento. Apesar de haver o potencial de chuvas intensas e tempestades, não há risco de rajadas atingindo uma grande áreas, durante um período longo e com potencial destrutivo.

Os ventos vão aumentar de intensidade na metade sul do Rio Grande do Sul e na madrugada da terça-feira (25) há potencial de rajadas de até 70 km/h no litoral sul e na região de Pelotas. Após isso, a região que pode registrar ventos da mesma magnitude é o nordeste gaúcho e o sul de Santa Catarina na manhã da quarta-feira (26), mas sem potencial para grandes transtornos.

Possibilidade de precipitação invernal

É muito complicado "bater o martelo" para uma condição tão sútil como as que favorecem a ocorrência de neve na Região Sul. No entanto, já pode-se ter uma ideia se há uma possibilidade para seguir o monitoramento.

A configuração dos sistemas é muito parecida com os últimos eventos de neve, que ocorreu em conjunto da incursão da intensa massa de ar polar e do destruidor último ciclone extratropical. Apesar das intensidade ser bem menor, há previsão de chuvas juntamente com baixas temperaturas em torno dos 0°C no nível de formação das nuvens de precipitação nas regiões da serra na Região Sul.

O cenário ainda pode mudar, mas o modelo ECMWF traz a combinação de temperatura e precipitação mais favorável à ocorrência de precipitação invernal, que inclui a neve, no fim da noite da quarta-feira (26), na madrugada até o início da manhã da quinta-feira (27).

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir