Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

27 de julho de 2023

Deputado Alceu Moreira defende celular apenas para ensino e proibição para outros fins em aulas

O uso do celular em alas de aula, há tempos é polêmico.  De um lado há a discussão de que o equipamento dispersa a atenção dos alunos.  Do outro lado, a pandemia mostrou a importância de uma alternativa remota de ensino, por vídeos e mensagens.  No entanto, a Unesco publicou um relatório que será apresentado na reunião de autoridades em educação no Uruguai, alertando sobre o aparelho nas salas.

O relatório traz dados em que vários países estão abolindo o uso de celular no interior das salas de aula, pois o uso do aparelho está afetando a aprendizagem.  Países como México, Finlândia, Holanda, Portugal, Espanha, Suíça, Estados Unidos, Letônia, Escócia, Canadá, França, Guiné e Bangladesh já baniram ou têm políticas sobre o uso de celular.

No Brasil, desde 2015 tramita no Congresso Nacional um projeto que proíbe o uso de celular e tablet em salas de aula dos estabelecimentos de educação básica e superior. O projeto é de autoria do deputado federal Alceu Moreira, MDB/RS. Conforme o deputado, o uso do celular, em situações que não são de ensino, atrapalha totalmente a aula e faz o conteúdo de ensino ser perdido.

O deputado disse que esta situação não é de agora, tendo sido trazida por ele ainda em 2015.  Questionado sobre o modelo de escola cívico militar, no contexto do uso do celular, o deputado Alceu disse que este tipo de escola presa a disciplina, algo que é sempre aliado ao ensino. Disse que a educação precisa ter disciplina e limites, algo que este modelo valoriza.

Disse também que não é contra a tecnologia, mas sim a favor do uso para o ensino e não a distração. O deputado alertou que deixar os alunos usarem telefones em plena sala de aula, em algo que não seja para o ensino, é a receita do insucesso. Disse ainda que os equipamentos eletrônicos devem ser usados para despertar a curiosidade dos alunos e assim garantir aprendizagem.

Fonte: Rádio Uirapuru

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir