Passo Fundo/RS: Neblina
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Neblina
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

Educação do futuro alia tecnologia e inovação à criatividade.

3 de agosto de 2023

Equipamento digital transforma aprendizagem em sala de aula

Três em cada quatro pessoas se consideram criativas e 96% concordam que essa característica pode ajudar a transformar o mundo, com inovação e solução de problemas. É o que revela a pesquisa “Mapa da Criatividade”, publicada pela Faber-Castell Brasil em 2022. Em relação às habilidades para o futuro, junto das inovações tecnológicas, a criatividade aparece no levantamento como uma das três mais importantes, junto com aprendizado e resiliência.

Na Educação, a característica é predominante na Aprendizagem Criativa, que integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa abordagem pedagógica considera que a prática da curiosidade intelectual é uma das competências necessárias ao desenvolvimento dos estudantes, englobando aspectos de investigação, imaginação e criatividade para testar hipóteses e resolver problemas em diferentes campos.

Seguindo essas diretrizes, a tecnologia e a inovação podem ser aliadas importantes no ensino. Com funções pedagógicas e de inclusão digital, a Mesinha Digital Quinyx oferece mais de 500 atividades ludopedagógicas, personalizadas de acordo com a idade do usuário, permitindo o uso simultâneo e integrado de até seis crianças em interface touch screen.

— A Mesinha chama a atenção de nossos pacientes, desde crianças até idosos, que realizam de forma autônoma as atividades e intervenções didáticas programadas. Ganhamos muito em relação à aprendizagem criativa, unindo os conteúdos da Mesinha com nossa própria imaginação. Também usamos alguns jogos para tratamentos de estimulação cognitiva —, conta Simone Freitas, fundadora da Psicopedagogiando Pernambuco, empresa de materiais e cursos voltados para profissionais da Educação.

Os impactos da Mesinha Digital no ensino são significativos.

— Ela promove a aprendizagem ativa, despertando a curiosidade dos alunos e possibilita a exploração de diferentes temas e habilidades. O aluno é estimulado por um universo de cores, sons e personagens que fornecem ferramentas para desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Além disso, é possível repetir a atividade quantas vezes forem necessárias —, explica Liliane Fernanda Ferreira, diretora da B2G, distribuidora da marca Quinyx, que fornece produtos de tecnologia educacional.

Além disso, a Mesinha Digital proporciona um ambiente de estudo mais dinâmico, interativo e adaptado às necessidades de cada estudante.

— Ela contribui para a melhoria do aprendizado, estimula a participação ativa dos alunos e amplia as possibilidades de ensino, resultando em uma experiência educacional mais eficaz e significativa. Funciona como reforço e ampliação dos conhecimentos aprendidos de modo sistematizado na escola. O equipamento dispõe de diversos recursos, que alcançam todas as fases da aprendizagem —, reforça a especialista.

Aprendizagem criativa

A perspectiva da aprendizagem criativa implica em uma ressignificação completa dos ambientes, relações e procedimentos pedagógicos na comunidade escolar. O mundo digital faz parte do cotidiano das crianças, sendo fundamental utilizar a tecnologia educacional como ferramenta de apoio no processo de construção do conhecimento.

— Nesse contexto, a Mesinha Digital proporciona experiências de aprendizagem significativas para os estudantes, estimulando sua participação e fomentando a criatividade. As atividades disponíveis na plataforma possibilitam a exploração, o teste, a correção de erros e a construção coletiva do saber, seguindo um ciclo inspirador da Aprendizagem Criativa: imaginar, criar, brincar, compartilhar, refletir e voltar a imaginar.

O uso pedagógico da tecnologia em sala de aula contribui para a melhoria na aprendizagem de conceitos matemáticos, desenvolvimento da alfabetização e leitura. Segundo a fonoaudióloga Maracelis Abilhoa, do Centro de Terapia Avançada de Curitiba, a Mesinha Digital é aliada no processo pedagógico, proporcionando uma experiência inovadora e contribuindo significativamente para o desenvolvimento dos estudantes.

— Ela nos auxilia nas atividades de pintura, escuta, fala, leitura, música. Não existe pré-requisito, todos podem utilizá-la. Além de autistas, atendemos crianças com diversas características e atrasos neurológicos, todas são contempladas em seus processos de aprendizagem e criatividade. Nós usamos a tecnologia a nosso favor —, relata a profissional.

Os programas e diretrizes da Mesinha Digital Quinyx são definidos com base em princípios pedagógicos e curriculares estabelecidos para cada faixa etária.

— A equipe responsável pela criação dos aplicativos trabalha em colaboração com educadores e especialistas multidisciplinares para garantir que o conteúdo seja relevante, adequado ao desenvolvimento infantil e alinhado aos objetivos educacionais. Consideramos as habilidades cognitivas, motoras, socioemocionais e de alfabetização em cada etapa do crescimento —, completa Liliane.

Fonte: Assessoria de Imprensa B2G

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir