Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

3 de agosto de 2023

Frente fria ameniza calor no Sul do Brasil, mas chuva acontece de forma pontual e irregular

Foto: Dione Wagner

Depois de alguns dias de calor intenso, o avanço de uma frente fria pode começar a mudar as condições no Rio Grande do Sul, mas ainda com chuvas isoladas e com volumes baixos. Segundo dados recentes da MetSul, a frente fria já trouxe mais nebolusidade, ventos e queda na temperatura nas primeiras horas desta quinta-feira (3).

"A virada do tempo é essencialmente seca e com a rotação do vento para Sul com rajadas em média de 40 km/h a 50 km/h em alguns locais do Sul e do Leste gaúcho, mas que passou de 60 km/h na Barra do Chuí.  O máximo que pode ocorrer em termos de precipitação é alguma garoa isolada", afirma a consultoria.

De acordo com a previsão de temperatura do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as máximas no Sul do Brasil deve ficar entre 24ºC e 28ºC nos próximos dias. Essas também são as previsões para Santa Catarina e Paraná.

Nas demais áreas do país, sobretudo no Centro-Oeste, a condição continua sendo de tempo muito e temperaturas acima dos 30ºC nos próximos dias. O intenso bloqueio atmosférico pode começar a perder força apenas na semana que vem.

O Inmet mantém o estado de alerta de baixa umidade relativa do ar no Centro-Norte do Brasil nesta quinta-feira (3). O cenário mais crítico é previsto no centro-norte do Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, norte de São Paulo e em Minas Gerais.

"Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde", destaca o alerta oficial na página do Inmet.

Nos demais estados do Centro-Norte do Brasil, o alerta é amarelo, onde a umidade relativa do ar deve ficar entre 30% e 20% nas horas mais quentes do dia.

fonte: Notícias Agrícolas

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir