Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

9 de agosto de 2023

Ovelha dá à luz quíntuplos e surpreende produtor no noroeste do Estado

foto: divulgação

Fora do comum, o nascimento de cordeiros quíntuplos surpreendeu  a família do produtor Diego Aurélio Milanese da Costa, de Santa Bárbara do Sul, no noroeste do Estado. Os filhotes são de uma ovelha da raça texel e de um carneiro dorper. Com os recém-nascidos, o plantel de ovinos, que é doméstico, sem finalidade comercial, agora ganhou corpo: soma 14 exemplares.

Batizados de “os quíntuplos”, a turma de quatro machos e uma fêmea virou o xodó dos filhos de Diego, Júlia, 11 anos, e Miguel, 5 anos, que têm ajudado a alimentar os filhotes com mamadeiras.

O que aconteceu aqui vai ficar para a história. Nascer cinco… Vamos cuidar deles para ver se vão vingar. Estamos ajudando com mamadeiras — reforça o produtor.

A propriedade onde nasceu o quinteto fica na comunidade de Canta Galo, no interior do município. No local, a família trabalha com gado de leite e com lavouras de grãos.

Começamos com a criação de ovelhas por causa das crianças. A Júlia e o Miguel adoram o contato com os bichos — conta Diego.

Na avaliação do médico veterinário e conselheiro do Conselho Regional Medicina Veterinária do RS (CRMV-RS), Bruno Teixeira, esse nascimento “tem que estar mesmo na Zero Hora”, brinca, referindo-se à raridade do fenômeno.

Na grande maioria dos casos, nas diversas raças ovinas, o normal é ter um cordeiro por gestação. Tem raças mais prolíficas em que ocorre o nascimento de gêmeos. Trigêmeos, por exemplo, já são mais raros. Quadrigêmeos, então, raríssimos — explica o técnico.

Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), o médico veterinário Edemundo Gressler diz que, realmente, não é comum nascer essa quantidade quando a concepção é feita de forma natural.

Mas pode ocorrer se a ovelha estiver em ótimo estado nutricional e sanitário e também se ela for portadora de algum gene de prolificidade — completa Gressler.

É o que suspeita o produtor do interior de Santa Bárbara do Sul. Segundo Diego, o macho já havia cruzado com outras duas fêmeas antes, que pariram dois e três filhotes.

fonte: Acontece no RS!

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir