Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

14 de agosto de 2023

Uma onda para pegar

Por Martin Portner

Instagram: @martinportner

Empreendedores gostam de pensar que tudo que dá certo, começa pelo início. Uma vez começando, a coisa vai rolar. Dá para entender o pensamento; tudo que é bom tem início marcado.

Ocorre que, ao começarmos pelo início, podemos estar decretando a morte da ação empreendedora.  Mas como uma coisa dessa poderia acontecer?

É que qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, ao sair pela agilidade das mãos, pelo esforço das pernas ou pela resolução das palavras, precisa ter algo que vou chamar aqui de ímpeto sináptico. Não vai ser difícil de entender, vamos juntos nessa. Sinapses são ligações, aquelas a que os neurônios fazem entre si pra gente pensar, falar, correr, fazer coisas.

Juntar sinapses na cabeça para o lançamento de um projeto com razoável chance de sobreviver assemelha-se, dentro da cabeça, ao oceano em cujas águas um surfista vai pegar sua onda.

Ao vê-la, ele se prepara para subir na prancha. Neste momento, ele tem um ímpeto.

Já imaginou o que rola na cabeça desse cara? Ele tem uma visão fantástica do que vai acontecer ali na frente. Uma sensação de que está tudo pronto pra coisa rolar.

Saber que “a coisa vai rolar” é o pré-requisito para mobilizar o ímpeto sináptico. A ligação mágica que vai reunir diretamente todos os neurônios necessários ao projeto.

Você já viu dieta de segunda-feira funcionar? Tenista ganhar jogo sem concentração? Reunião de marketing ter alguma solução depois do almoço?

Empreendimento é como uma onda. Todo empreendedor precisa vibrar com o que ele imagina que vai acontecer lá na frente. Não é só com cálculos frios que se chega lá. É com paixão.

Pensamento, é verdade, liga. Tem início abrupto. Vou vender mangas, pronto. A ideia está ligada. Mas emoção não liga assim.

Empreender é um negócio emocional. Antes de empreender, pense na onda. Vai ser marola de beira-de-praia ou paredão azul do Havaí?

Projeto de negócio bem sucedido é surfar na onda que se forma na alma do empreendedor. Receita de sucesso.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir