Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

23 de agosto de 2023

Coprel Ecologia entrega mudas para 15 municípios

Em 19 edições do Coprel Ecologia foram plantadas mais de 600 mil mudas (Foto: divulgação Coprel)

Em 2023, a Coprel, prefeituras e produtores seguiram agindo e transformando com as próprias mãos. Nesta sexta-feira (18), a Coprel realizou a entrega oficial das mudas de árvores e estacas da 19ª Edição do Coprel Ecologia, que tem como objetivo o reflorestamento das APPs – Áreas de Preservação Permanente. Ao todo, foram distribuídas 29.650 mudas para 15 municípios participantes desta edição.

Em Não-Me-Toque, foram entregues 2.000 mudas a dois produtores: Ariane Aline Winter da localidade de Invernadinha e Alberto Guilherme Maurer da localidade de São José do Centro. As espécies fornecidas foram de frutíferas nativas (cerejeira e guabiroba), pinheiro-brasileiro, erva-mate, camboatá-branco, guajuvira, aroeira-vermelha, canela-amarela, angico-vermelho, entre outras. As mudas deverão ser plantadas obedecendo as diretrizes técnicas estabelecidas no programa, sendo o local de plantio posteriormente fiscalizado pelo Engenheiro Florestal responsável pelo Coprel Ecologia.

Em 19 edições do Coprel Ecologia foram plantadas mais de 600 mil mudas. São números muito representativos que demonstram a grandeza do projeto. O Coprel Ecologia é um exemplo de que a cooperação dá certo, já que Coprel, Prefeituras Municipais e Produtores Rurais se unem e somam esforços para engajar pessoas, preservar o meio ambiente de modo que deixemos um legado de sustentabilidade e bem estar para as gerações futuras—, comenta o facilitador da Coprel Herton Azzolin. Desde que o projeto existe, já foram recuperados mais de 562 hectares de mata nativa com as mais de 625 mil mudas distribuídas.

—Assim que as mudas são entregues para as prefeituras e produtores, inicia-se um processo de acompanhamento e cuidado com o plantio. A Coprel permanece em contato com os municípios para o monitoramento, e uma equipe de engenharia florestal acompanha o manejo das mudas. Nos últimos quatro anos, a média de sobrevivência supera 95%.

Além da distribuição das mudas para um novo percurso de plantio, também foram premiados as prefeituras e produtores que obtiveram o melhor desempenho no plantio de 2022. As prefeituras destaque foram: Pontão, Lagoa dos Três Cantos, Selbach, Tapera e Cruz Alta. Já os produtores premiados foram: Julio Macarini, de Pontão; João Henrique Maldaner, de Lagoa dos Três Cantos; Clóvis Bourscheid, de Selbach; Odilon Caneda Alves, de Mormaço; e Roberto Durigon Lemes, de Cruz Alta.

—É uma alegria quando conseguimos enxergar essa unidade, todos caminhando na mesma direção, prefeitos, vereadores, lideranças políticas e das cooperativas, e o Estado junto. De acordo com a palavra do Secretário Juvir Costella, o Estado não está abrindo mão, o Estado está investindo, porque é um dinheiro público que está sendo aplicado em obras.  E o Coprel Ecologia é um projeto que nós gostamos muito. Nós ficamos felizes, pois percebemos que estamos no caminho certo. A região, o nosso Estado, pode olhar para cá e ver algo diferente. Quando a gente faz isso juntos, a gente faz melho—, compartilha o presidente Jânio Vital Stefanello.

Fonte: Comunicação Coprel e Ascom Prefeitura NMT

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir