Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

24 de agosto de 2023

Ibama suspende licenças para caça de javalis no Brasil

Foto: divulgação

O IBAMA proibiu a caça de javalis no Brasil. Desde 21 de julho de 2023, quando a decisão foi tomada por meio do Decreto Nº 11.615, que determinou que a caça excepcional para controle de fauna invasora só poderá ser autorizada pelo Comando do Exército.

Espécies exóticas invasoras são consideradas a segunda maior causa de perda da biodiversidade em escala global e representam um desafio para a conservação dos recursos naturais. Há registros da presença de javalis em quinze unidades da federação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Roraima, Tocantins, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Pessoas envolvidas na caça, ou que consideravam essa atividade, devem estar atentas a esse decreto, que estipula que a caça excepcional para controle de fauna invasora só será permitida sob autorização do Comando do Exército. Em decorrência disso, as autorizações de manejo em vida livre nas modalidades de caça ativa, ceva ou espera emitidas pelo Simaf foram suspensas preventivamente.

A caça de javalis no Brasil era permitida desde 2013, mas o governo decidiu proibi-la. Os javalis são uma espécie exótica invasora, o que significa que não são nativos do Brasil e podem causar sérios problemas ecológicos. Eles são onívoros e se alimentam de uma variedade de plantas e animais, incluindo lavouras, frutas, sementes e até mesmo filhotes de outros animais. Os javalis também podem transmitir doenças aos humanos e a outros animais.

A proibição da caça de javalis é uma medida polêmica e foi criticada por alguns setores, que argumentam que é a única forma de controlar a população desses animais. No entanto, o governo federal afirma que a proibição é necessária para proteger o meio ambiente e a agricultura.

Os javalis têm sido um problema para os agricultores há vários anos. Os animais causam grandes prejuízos às lavouras, principalmente de milho, soja. Eles também podem atacar animais domésticos e até mesmo pessoas e são vistos em diversas regiões.

Muitas instituições protestaram alegando que tal proibição irá prejudicar o Agro, como a o Conselho Nacional de Agricultura – CNA. “Os javalis destroem nascentes, restringem a fauna, comem filhotes de animais e são um problema que merece atenção pelo fato de representarem também risco de transmissão de doenças. Eles têm a mesma origem do porco doméstico, as enfermidades que acometem os animais criados em granjas também podem afetar os javalis ou os porcos asselvajados”, enfatiza a médica veterinária do Sistema FAEP/SENAR-PR Nicolle Wilsek.

fonte: Acontece no RS!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir