Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

28 de agosto de 2023

Faixa de frequência do 5G é liberada para mais 73 cidades do RS nesta segunda

O estado do Rio Grande do Sul contará, a partir desta segunda-feira, 28, com a liberação da faixa de frequência do 5G em mais 73 cidades nas quais vivem quase 550 mil habitantes. As prestadoras que operam nessas localidades e adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações. Com estas liberações, o Brasil alcança a marca de 1.812 municípios nos quais foi liberada a utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone, sendo 287 deles no Rio Grande do Sul.

No total, esses locais abrigam mais de 122 milhões de brasileiros – quase 60% da população do país. De acordo com a Anatel, essa liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações de quinta geração depende do planejamento individual de cada prestadora.

— A liberação da faixa do 5G é uma das primeiras etapas desse trabalho contínuo que o Governo Federal desenvolve, de norte a sul do país, para levar a quinta geração de dados móveis a todo brasileiro, a toda escola e unidade de saúde. Os compromissos das operadoras vencedoras do leilão do 5G vão até 2030, mas seguimos trabalhando para adiantar esse prazo —, afirma o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Cidadãos que ainda não possuem TV Digital e ainda recebem as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisam adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. O Governo Federal oferece kits gratuitos para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Pessoas que recebem sinal pela antena espinha de peixe ou por antena digital interna não precisam realizar a troca. Mais informações estão disponíveis no site Siga Antenado.

Para saber mais sobre a liberação da faixa de 3,5GHz, acesse o painel que o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) disponibiliza com os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada e o planejamento aprovado para as próximas liberações.

Confira, a seguir, a lista dos municípios contemplados:

Água Santa, Agudo, Almirante Tamandaré do Sul, Alpestre, Aratiba, Arroio do Tigre, Arroio Grande, Augusto Pestana, Barra do Rio Azul, Barracão, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Bossoroca, Cacique Doble, Capão do Cipó, Cerrito, Charrua, Chuí, Coqueiros do Sul, Dona Francisca, Encruzilhada do Sul, Ernestina, Estrela Velha, Faxinal do Soturno, Floriano Peixoto, Fortaleza dos Valos, Herval, Hulha Negra, Ibarama, Ibiaçá, Ibirapuitã, Iraí, Itacurubi, Itatiba do Sul, Jacuizinho, Jacutinga, Jóia, Lagoa Bonita do Sul, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Marau, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Paim Filho, Paraíso do Sul, Pedro Osório, Pinhal Grande, Piratini, Pontão, Quaraí, Restinga Sêca, Ronda Alta, Salto do Jacuí, Sananduva, Santa Cecília do Sul, Santa Margarida do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio do Planalto, Santo Expedito do Sul, São Francisco de Assis, São João da Urtiga, São João do Polêsine, São José do Ouro, São Miguel das Missões, Sobradinho, Tapejara, Tio Hugo, Tupanci do Sul, Victor Graeff e Vila Lângaro.

Fonte: Rádio Guaíba

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir