Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

1 de setembro de 2023

Grupo Escoteiro Guardiões da Nascente completa 39 anos de fundação

Por Erick Krüger Kanofre

O Grupo Escoteiro São Franciso Solano fundado em 31 de agosto de 1984 por Jairo Bocasanta, Fernando Basso e Tenente João Darci Gonçalves da Rosa, mais tarde foi denominado Grupo Escoteiro Guardiões da Nascente, em virtude da construção da sede em área destinada em comodato pela prefeitura, onde se encontra a possível nascentes do rio Arroio Bonito.

A sede do Grupo Escoteiro de Não-Me-Toque está localizada na Rua Pedro Ellwanger e acolhe as atividades nas quintas-feiras à noite, das 19h às 21h. São atividades culturais, educativa, de conhecimento e práticas de sobrevivência, como fazer uma fogueira e cozinhar seu próprio alimento, entre outras. Além disso, o Grupo também realiza ações voluntárias no município, como ajuda nas campanhas de coleta de lixo eletrônico.

Jairo Bocasanta, em enrevista na Rádio A Folha, relata como eram realizadas as atividades na época de fundação.

— A gente fazia em qualquer lugarzinho onde tinha um terreno, às vezes num terreno baldio. Os acampamentos fazíamos em lugares bem difíceis, pois o nosso distrito, na época, era Passo Fundo, no Parque da Roselândia. Os membros aguardavam o final de semana para fazer as atividades e para aprender outras coisas, como sobrevivência, cozinhar na mata, resistência, esporte, leitura e a parte cultural. Hoje as atividades são voltadas para a resistência, boas ações e de esportes. Quando iniciamos, os membros precisavam seguir os princípios de hombridade, de dignidade, o respeito às leis e à confiança para participar das atividades —, conta Jairo muito feliz.

E em comemoração ao aniversário de 39 de anos dos Guardiões da Nascente, a diretoria, junto com os Chefes, promoveram para os integrantes um acampamento no interior de Colônia Vargas, no último fim de semana, 26 e 27 de agosto. A presidente Adriana Schneider Moesch, relata que o acampamento contou com a participação de todos os membros, com diversas atividades de integração entre todos os ramos do grupo, como o Fogo de Concelho, momento em que são realizadas atividades culturais, como teatro, canções e a palma escoteira.

TAGS: escoteiros

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir