Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

Vale tem 63 pessoas desaparecidas por conta da enchente (Foto Carolina Leipnitz)

7 de setembro de 2023

Defesa Civil alerta para necessidade imediata dos atingidos

Por: Redação A Folha do Sul

Ajuda com alimentos e roupas chega em grande quantidade. Necessidade, agora, é de voluntários para separar os donativos e para limpar e reconstruir casas.

Não-Me-Toque, foi uma das cidades que se mobilizou e encaminhou cargas de donativos para os necessitados, entregues à Defesa Civil em Passo Fundo. A ação foi coordenada pela Defesa Civil Municipal e teve a participação de diversas entidades. O carregamento foi feito por veículos da Cotrijal.

De acordo com o Major Bugs, chefe da Defesa Civil regional, sediado em passo Fundo, Roca Sales e Muçum ainda estão sem água e sem luz, por isso, os moradores não têm condições de preparar os próprios alimentos. As duas cidades não têm mais capacidade de armazenar alimentos e roupas. Por esse motivo, a Defesa Civil assumiu a organização das doações. A defesa Civil está encaminhando as cargas conforme ocorrem as solicitações dos responsáveis pela reorganização das cidades, como, colchões, roupa de cama, comida pronta, água, produtos de limpeza, e assim sucessivamente.

Durante todo o dia de hoje, o trânsito nas cidades atingidas ficou engarrafado. Muita gente veio trazer ajuda pessoalmente e muitos vieram apenas para ver a situação das cidades.

-Quem deseja ajudar, faça contato com a Defesa Civil do seu município ou diretamente conosco para recebe orientações e garantir que sua ajuda seja efetiva-, declarou o Major Bugs.

Em Passo Fundo foi aberto o segundo ponto de coleta do estado, onde estão triando e leando para os locais adequados, mediante a solicitação das pessoas que estão atuando diretamente nas cidades.

A necessidade da Defesa Civil em Passo Fundo é de:

  • caixas
  • sacolas para colocar os mantimentos
  • fita adesiva
  • voluntários para ajudar na triagem
  • caminhão

As equipes da Defesa Civil vão estar trabalhando até domingo (8, 9 e 10) na triagem e carregamento dos caminhões.

Comida pronta é bem-vinda, mas com a prévia organização pra não chegar no local e desperdiçar.

No momento, as águas da enchente baixaram e as comunidades afetadas estão precisando de ajuda para limpar o que sorou das casas, arrumar os móveis e reconstruir. Também precisam de ajuda com máquinas para limpeza das ruas e terrenos, remoção do barro e entulhos.

A região do Vale registrou na tarde desta quinta-feira (7) 63 pessoas desaparecidas por conta da enchente do Rio Taquari. Os dados foram confirmados por três cidades. Estrela tem 36 pessoas sem comunicação com as suas famílias, Muçum 20 e Lajeado tem 7. As buscas seguem sendo feitas e não se descarta a possibilidade de novos óbitos.

O número oficial de mortes é de 38. Foram confirmadas 15 em Muçum, 11 em Roca Sales, 4 em Lajeado, 4 em Cruzeiro do Sul. Estela tem dois óbitos, Encantado 1 e Imigrante 1. Outros municípios ainda não contabilizaram seus desaparecidos.

Com informações da Rádio Independente de Lajeado e do Major Bugs
Em Não-Me-Toque, a Defesa Civil Municipal recebeu ajuda de muitas entidades voluntárias para receber os donativos da população (Foto Helaine Gnoatto Zart/AFolha)

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir