Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto Divulgação

9 de setembro de 2023

Rei Charles III grava mensagem em aniversário de um ano da morte da Rainha

A morte da Rainha Elizabeth II completou um ano na sexta-feira (8) e o Rei Charles III gravou um áudio para homenagear a mãe:
— Recordamos com grande afeto a sua longa vida, o seu serviço dedicado e tudo o que ela significou para tantos de nós —, disse, no áudio publicado pelo perfil oficial da família real britânica.
A rainha morreu aos 96 anos em 8 de setembro de 2022 no Castelo de Balmoral, na Escócia. Ela foi a mais longeva monarca britânica da história.
Desde então, o Rei Charles III assumiu o trono do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado. Aos 73 anos, ele foi o monarca mais velho a iniciar um reinado.
— Estou profundamente grato também pelo amor e apoio que foi demonstrado a mim e à minha esposa durante este ano, enquanto fazemos o nosso melhor para servir a todos vocês —, continuou o rei na publicação.

Programação de aniversário

Um ano depois da morte da rainha, não houve nenhum grande evento público no Reino Unido programado para marcar a mudança de era.
O rei e sua esposa, a rainha Camilla, estão em Balmoral, preservando a tradição iniciada por Elizabeth, e visitaram uma pequena igreja nos arredores de Crathie Kirk para rezar, informou a Agência France Presse (AFP).
O príncipe William, herdeiro do trono, e sua esposa Catherine, assistiram a uma missa privada em Gales, na cidade de St Davids, que a falecida rainha visitou em 1955.
O casal também homenageou a rainha em suas redes sociais oficiais:
"Hoje recordamos a vida extraordinária e o legado de Sua Falecida Majestade, a Rainha Elizabeth. Todos nós sentimos sua falta."
Na capital britânica, houve uma salva de tiros de canhão no Hyde Park e na Torre de Londres.
Há alguns dias, o governo revelou que, em 2026, no centenário do nascimento de Elizabeth II, será apresentado um projeto de "memorial permanente".

Elizabeth II

Elizabeth II tornou-se rainha aos 25 anos de idade, em 1952, após a morte do pai, o rei George VI, e foi coroada no ano seguinte. Na época, o primeiro-ministro era Winston Churchill. Ao longo de seu reinado, ela conheceu 15 premiês.
Embora fosse oficialmente chefe de Estado, a monarca teve papel mais formal e cerimonial. Neutra em assuntos políticos, ela testemunhou eventos históricos, como a desintegração do império britânico, as mudanças sociais do pós-guerra, a Guerra Fria e o Brexit.
Viúva do príncipe Philip, que morreu em abril de 2021 aos 99 anos, Elizabeth II deixou oito netos, incluindo os príncipes William e Harry, e 12 bisnetos.

Fonte: G1

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir