Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto Erick Krüger Kanofre/AFolha

10 de setembro de 2023

Não-Me-Toque tem uma Guarda de Honra

Alunos destaques da Escola Cívica compõem a Guarda de Honra
Texto e fotos: Erick Krüger Kanofre / A Folha

Com a presença de autoridades, professores e pais dos alunos, foi apresentada ao município a Guarda de Honra, ideia inspirada na Guarda de Honra da Escola Cívico-Militar de Carazinho. A solenidade aconteceu no dia 8 de setembro,  na Escola Cívica Municipal de Ensino Fundamental Professor Iraldo Ângelo Borghetti.

A Guarda de Honra é composta por 10 meninos e 10 meninas das turmas dos Sétimos e Oitavos anos da Escola Cívica Municipal. Tem como dever representar sua escola e Não-Me-Toque em eventos oficiais em na cidade e na região, apresentando um diferencial ao município.

A Guarda de Honra conta com uniformes especiais, que incluem túnicas brancas, sapatos pretos, calça para os meninos e saias tipo envelope para as meninas, além de carregarem lanças de madeira com flâmula verde e branca.

A Diretora da Escola Cívica, Saionara Palharini, relata como surgiu a ideia da Guarda de Honra.

— É com satisfação que hoje nós lançamos a Guarda de Honra, que apresentamos ao município, a ideia foi da primeira-dama de Não-Me-Toque, Joselaine Dillemburg, que é a madrinha da Guarda. A ideia surgiu num evento em Carazinho e que vimos uma Guarda. São 20 alunos, 10 meninos e 10 meninas que estarão disponíveis para eventos do município, eles não são da escola, eles são alunos da escola, mas a guarda é do município.

Ainda, Saionara Palharini, conta quais são alguns critérios da Guarda de Honra.

— Disciplina, organização, respeito em atividades escolares, são alguns critérios para compor o grupo da Guarda de Honra não-me-toquense. São alunos que se diferenciam aos Alunos Estrelas, Alunos Destaques e Alunos Legião de Honra da Escola, pois em função de não terem atingido a graduação de Aluno Estrela, Aluno Destaque ou Aluno Legião de Honra, mas que por pouco não chegaram e tem seus méritos que devem ser reconhecidos.

A Diretora complementa como foi a escolha dos alunos.

— Foi bem difícil escolher entre 300 alunos, 20 que representassem e que se enquadrassem no perfil, pois temos excelentes alunos.

O prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, conta mais detalhadamente sobre ideia.

– Em Carazinho, na época Expodireto, nós fomos recepcionados pela Guarda de Honra da Escola Tiradentes, que é uma Escola Cívico-Militar. E a Jô nos provocou para também criarmos a guarda de honra do nosso município, com os alunos da Escola Cívica. A gente trouxe esse desafio, conversamos com o capitão Rudi Weber, com a direção da escola e prontamente o pessoal já se envolveu.

A Guarda de Honra seria apresentada à comunidade no Desfile Cívico, dia 7 de setembro.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir