Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Representantes dos consulados em reunião com o secretário Ernani Polo Foto: Divulgação Sedec

14 de setembro de 2023

Consulados oferecem ajuda aos atingidos pelas enchentes

Representantes dos consulados em reunião com o secretário Ernani Polo
Foto: Divulgação Sedec

Representantes de cinco países estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para falar sobre a tragédia das chuvas

POR RENATA DA SILVA SPANHOL / ASCOM SEDEC

Uma delegação de representantes de consulados acreditados no Rio Grande do Sul esteve na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para entregar um documento oficial oferecendo ajuda de seus países para a população gaúcha afetada pelas enchentes. O secretário Ernani Polo e o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI) Evaldo da Silva Júnior receberam o cônsul honorário da República Tcheca, Fernando Lorenz de Azevedo, o cônsul geral do Paraguai, embaixador José Martínez Lezcano, a cônsul honorário da Holanda, Ingrid de Kroes, cônsul honorário do Reino Unido, Ricardo Sondermann e o diretor de segurança do Consulado Geral dos Estados Unidos no RS, Davis Wallentine.

O apoio oferecido pelo corpo consular é composto de três etapas. A curto prazo, auxílio para as necessidades imediatas das pessoas atingidas. A médio, participação nas ações de reconstrução das cidades e das empresas afetadas. A longo, houve o oferecimento da transferência de tecnologia e troca de conhecimento no campo da prevenção de novos eventos. Para o diretor do DPCI, Evaldo Júnior, “esses países têm grande experiência em ações preventivas de catástrofes e podem contribuir muito com nosso Estado”, disse. O secretário Polo agradeceu a ajuda oferecida pelos consulados: “todos esses países se sensibilizaram com a situação do nosso Estado e somos gratos por isso. Todo o apoio é importante neste momento difícil. Vamos avaliar o que foi discutido e dar seguimento nas ações pertinentes para o momento”, ressaltou.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir