Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

Chama do Homenageado foi acesa no dia 10 de setembro e conduzida até o CTG (Foto: Helaine Gnoatto Zart/AFolha

14 de setembro de 2023

Domingo tem Desfile Solidário

Chama do Homenageado foi acesa no dia 10 de setembro e conduzida até o CTG (Foto: Helaine Gnoatto Zart/AFolha

O tradicional Desfile Farroupilha vai movimentar a cidade na manhã deste domingo. O CTG Galpão Amigo vai reunir diversas entidades e empresas, além da cavalaria e do seu departamento artístico.

A Guarda de Honra criada na Escola Cívica Municipal Professor Iraldo Ângelo Borguetti será apresentada à comunidade na abertura do desfile. A atração seria apresentada no Desfile Cívico de 7 de setembro, que foi cancelado em função da catástrofe climática que atingiu o estado no dia 5 de setembro. A convite do CTG, com aprovação do prefeito Gilson dos Santos, a Guarda Municipal será apresentada neste domingo, dia 17 de setembro.

Neste ano, os Festejos Farroupilhas têm como tema local o Cinquentenário de Fundação do CTG Galpão Amigo e, como tema estadual, o Centenário da Revolução de 1923, a última grande luta do povo gaúcho, desencadeada entre maragatos e chimangos por questões políticas.

Guarda de Honra será apresentada no Desfile Farroupilha neste domingo (Foto: Erick Krüger Kanofre /AFolha

Desfile Farroupilha vai arrecadar donativos

Conforme decisão tomada em reunião ocorrida no dia 13 de setembro, em parceria com a Comissão dos Festejos Farroupilhas do Estado, o Movimento Tradicionalista Gaúcho, em concordância com as demais regiões tradicionalistas, os Desfiles Farroupilhas podem ser realizados conforme decisão de cada município.

N amanhã de quinta-feira (14), o CTG Galpão Amigo, junto com a Administração Municipal e a Brigada Militar, definiram pela manutenção da programação local, incluindo uma campanha solidária arrecadando donativos dos participantes do desfile, bem como do público, para ser destinado aos desabrigados e atingidos pelas cheias dos rios ocorridas na Região do Vale (5/9) e na Metade Sul (12/9). Poderão ser doados material de higiene pessoal. Haverá um posto de arrecadação junto à Praça Central, em frente à Prefeitura e no cargueiro (cavalo com cesto) que estará no desfile.

No dia 6, a população de Não-Me-Toque se mobilizou e doou cerca de 55.000 peças de roupas, 10.000 litros de água, 3.500 unidades de produtos de limpeza e higiene pessoal e 4,5 toneladas de alimentos que foram entregues à Defesa Civil em Passo Fundo. Agora é novamente convocada para ajudar as novas vítimas.

Autoridades prestigiaram abertura da programação (Foto: Helaine Gnoatto Zart / AFolha)

Festejos Farroupilhas presta homenagem a João van Riel

A patronagem do CTG Galpão Amigo definiu, ainda no ano passado, quando organizava as comemorações do cinquentenário de fundação, que presaria homenagem a um de seus sócios-fundadores. O nome de Johannes van Riel foi aceito de forma incontestável, pelo seu envolvimento na fundação, na construção da sede e apoio à entidade.

O propósito foi honrar a coragem e a dedicação dos fundadores para que Não-Me-Toque tivesse um Centro de Tradições Gaúchas. De 1973 a 2023 foram 28 patrões que foram homenageados no mês de março, data de aniversário do Galpão Amigo.

Também, foram 28 os fundadores: Ari Viau, Aristides R. da Silva. Armando Graebin, Augusto Ioris, Auri Viau, Candido Lucio da Silva, Carlos Kempf, Claudemar Oliveira, Davi dos Santos, Edemar Noll, Eldono Sebastiani, Erno Erig, Gentil Batista, Harry Liska, Ivo Ramires, Jacob Sebastiani, Johannes van Riel, José Heller, José Samuel, Julio Schmidt, Leonel Viau da Silva, Noimar Oliveira, Odilo Schacht, Onofre Maciel Dias, Petrus van Riel, Valdivio Hartmann, Wilhelmus Saidt e Willibrordus van Lieshout. A ata de fundação foi assinada pelas respectivas esposas dos pioneiros.

Acendimento da Chama ocorreu em frente à residência do homenageado (Foto: Helaine Gnoatto Zart /AFolha)

Acendimento da Chama

O tradicional ato de acendimento da Chama do Homenageado correu em frente à sua casa, na presença de autoridades, familiares e amigos. Uma cavalaria seguiu juntando as centelhas da Chama Crioula do Estado, guardada na Brigada Militar, e da Chama da Pátria, guardada na Prefeitura Municipal, levadas até o CTG para a solenidade de abertura oficial.

Prefeito Gilson dos Santos, patrão do CTG Clézio Goettems e o patrono dos Festejos Farroupilhas, Johannes van Riel, uniram as três centelhas e formaram a Chama Crioula de Não-Me-Toque, que segue acesa até o dia 20 de setembro, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra. O ato marcou o início oficial dos Festejos Farroupilhas.

Também prestigiaram a abertura o comandante da Brigada Militar, tenente Marcelo Petry, a vereadora Vanise Fritzen, representando o Poder Legislativo Municipal, Jorge Celito Zuffo, conselheiro do MTG, secretário municipal de Desenvolvimento, Paulo Júnior da Silva, o 2º Peão da 7ª Região Tradicionalista, Prendas e Peões do CTG.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir