Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Covatti Filho recebe a presidência estadual do PP de Celso Bernardi | Foto: Mauro Schaefer/CP

19 de setembro de 2023

Covatti Filho assume comando do PP no Rio Grande do Sul

Covatti Filho recebe a presidência estadual do PP de Celso Bernardi | Foto: Mauro Schaefer/CP

O deputado federal Covatti Filho assumiu na noite desa segunda-feira, em cerimônia discreta, a presidência do PP no Rio Grande do Sul, marcada por discursos contrários à presença da sigla no governo do presidente Lula (PT). O momento é considerado delicado no âmbito nacional, uma vez que a sigla apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e passou a fazer parte, mesmo que não integralmente, do governo petista com a posse do deputado federal André Fufuca no ministério dos Esportes, marcando o ingresso do partido no governo. Além disso, no final de semana, em entrevista, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse que o PP faz parte da base do governo. Em contraponto, o presidente nacional, Ciro Nogueira, tem mantido as críticas a Lula.

Em seu discurso, Covatti Filho disse que “um colega deputado”, contrariando a orientação do comando da sigla, tomou a decisão de entrar no governo, e sofrerá sanções. “Amanhã (hoje) teremos uma reunião com a executiva nacional, que dará um recado a nossas bases”, disse, lembrando fala de Ciro Nogueira que qualquer filiado que fosse contra a orientação seria afastado das decisões partidárias. Disse ainda que vai procurar os deputados federais Carlos Gomes (Republicanos) e Giovani Cherini (PL). Ele prega que os partidos de direita não devem se atacar, mas manter-se unidos. Esse movimento já está relacionado com as eleições de 2024.

O cenário foi descrito como um ‘problema’ por Celso Bernardi, ao deixar o cargo. “Não gostaria de tocar nesse assunto. Mas você (Covatti) vai enfrentar um problema maior, que é nossa participação no governo Lula. Isso não é bom para o partido. Deixamos nossa posição muito clara contra essa participação”, disse Bernardi, reforçando que o PP é de direita, conservador e defensor da propriedade privada.

O deputado estadual Guilherme Pasin, em seu discurso, defendeu um posicionamento mais enfático da sigla no Estado. “O momento difícil, que o presidente retrata em sua fala, exige um posicionamento. Nós somos um partido de direita, os reais herdeiros da Arena e do PDS. Os princípios que fizerem que chegássemos aqui precisa não motivar e orgulhar. O que nos une são nossas bandeiras. E essas estão erguidas e hasteadas com o nome dos PP”.

Fonte: Correio do Povo

TAGS: politica, rs, PP

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir