Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

21 de setembro de 2023

Descarte irregular de resíduos é uma das causas de alagamentos em Passo Fundo

Foto: Divulgação

Nessa segunda-feira (18), Passo Fundo registrou temporal com chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. As equipes da Prefeitura, em conjunto com a Defesa Civil, foram mobilizadas para atender a ocorrências e auxiliar famílias que tiveram prejuízos.
Entre segunda e terça-feira (19), o Município atuou na distribuição de lonas, retirada de árvores caídas, interdição de vias, desobstrução de bueiros, manutenção de semáforos, entre outras frentes. Devido a estragos, receberam intervenções os bairros Zachia, Petrópolis, Entre Rios, Victor Isller, Vila Luíza, Valinhos, Cidade Nova, Vera Cruz, São Cristóvão, Santa Maria, Lucas Araújo, Integração e Centro.

Alguns pontos da cidade tiveram alagamentos provocados pelo descarte irregular de resíduos nas vias. De acordo com o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre Mello, servidores se deslocaram para fazer a obstrução dos bueiros e verificaram enorme quantidade de lixo, dificultando ou impedindo a vazão da água da chuva. “Um desses pontos é a Avenida Rio Grande no Bairro Vera Cruz, de onde foi retirada uma tonelada e meia de resíduos, enchendo um de nossos caminhões urbanos de carga, usado nas ações de manutenção da cidade. Tivemos alagamento também na região da rodoviária, de onde retiramos das bocas de lobo materiais como papéis e plásticos”, relatou.

Conforme informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), das 17h de segunda-feira até as 12h de terça-feira, o município registrou 59 milímetros de chuva. Desde o início de setembro, o acumulado é de quase 455 milímetros, o que representa cerca de 174% a mais do que a média esperada para o mês, de 165,5 milímetros.

As equipes da Prefeitura e da Defesa Civil seguem compondo uma frente de trabalho para o atendimento de ocorrências provocadas pelo temporal. A previsão é de chuva até esta quarta-feira (20).

Fonte: Rádio Uirapuru

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir