Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

Foto: Dione Wagner

21 de setembro de 2023

Tendência de chuva para dez dias

Autor: ESTAEL SIAS

A tendência de chuva para os próximos dez dias no Brasil, neste final do mês de setembro, outra vez aponta que áreas situadas mais ao Sul do Brasil devem concentrar os maiores acumulados de precipitação no período com volumes acima da média do mês todo em alguns locais e um alto risco de novos transtornos para a população.

Na Região Sul, a tendência é que se concentrem os mais altos acumulados de precipitação do Brasil nos próximos dez dias, repetindo o padrão que se observa durante todo este mês de setembro que já soma quase 500 mm em alguns municípios gaúchos.

A grande massa de ar quente sobre o Brasil Central, excepcionalmente forte, alcançará parte da Região Sul e vai manter a chuva mais concentrada no território gaúcho. Como a influência do ar mais quente chegará ao Norte gaúcho, os mais altos acumulados de chuva tendem a se dar no período no Centro, Sul e Leste do Rio Grande do Sul.

Os volumes de chuva nos últimos dez dias de setembro no Centro, Leste e Sul gaúcho devem ficar entre 100 mm e 200 mm em muitas localidades com possibilidade de marcas até superiores em algumas com risco de alagamentos e agravamento das cheias de alguns rios.

O mapa acima mostra a projeção de chuva para dez dias do modelo meteorológico europeu, disponível ao assinante na seção de mapas do MetSul. Como se observa no mapa, os mais altos volumes são projetados principalmente nos extremos Norte e Sul do Brasil com baixos acumulados no Centro do território nacional.

A Região Norte deixou o período mais chuvoso do ano que se denomina de inverno amazônico, período do calendário em que há uma maior concentração das chuvas que vai de dezembro até meados de maio, e que normalmente concentra 60% a 70% da precipitação do ano. Parte da região começa, inclusive, a sofrer com uma seca por conta do fenômeno El Niño.

Com isso, os volumes de chuva diminuem na maior parte do Norte do Brasil, mas não deixa de chover.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir