Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Erick Krüger Kanofre / A Folha

28 de setembro de 2023

Mesários recebem treinamento para e Eleição do Conselho Tutelar

Texto e fotos: Erick Krüger Kanofre / A Folha

Na tarde deste segunda-feira (25), ocorreu o treinamento dos mesários que irão atuar nas eleições dos Conselheiros Tutelares 2023, que ocorrerá neste domingo, 1º de outubro.

O treinamento ocorreu no Salão do Juri, junto ao Fórum da Comarca de Não-Me-Toque, ministrado por servidores da Justiça Eleitoral, na presença do presidente do Comdica de NMT, Douglas Pellenz, chefe do Cartório Eleitoral, Daniel Lima, e mesários dos municípios de Não-Me-Toque, Lagoa dos Três Cantos, Tio Hugo, Victor Graeff e Colorado.

O momento foi de orientar sobre o funcionamento das urnas eletrônica, desde ligar e desligar, até caso ocorrer algum imprevisto durante a votação. De acordo com Douglas Pellenz, agora todos os mesários estão treinados e aptos para, no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, trabalhar na eleição do respectivo Conselho Tutelar de sua cidade.

De acordo com Daniel de Lima, o treinamento tem como objetivo instruir os mesários, já que o Cartório Eleitoral está com a responsabilidade de orientar e ceder as urnas. A eleição é de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Comdica.

— Fizemos um treinamento para instruir todos os mesários que trabalharão nas eleições dos conselhos tutelares, nos cinco municípios, com a finalidade de instruir, passar algumas orientações e relembrarmos o procedimento de votação na urna eletrônica e o procedimento de votação na urna de lona para o município de Colorado. Então é uma audiência importante e esclarecedora. Precisamos fazer este treinamento para não ter nenhum tipo de irregularidade e nenhum tipo de problema no dia eleição do Conselho Tutelar, porque embora não seja uma eleição oficial, é uma eleição que merece bastante respaldo, afinal, o Conselho Tutelar tem grande importância nos respectivos municípios da nossa sociedade—, comentou o Chefe do Cartório Eleitoral.

O município de Colorado foi o único da Comarca a optar pelo voto impresso, por isso terá uma urna de lona, não as urnas eletrônicas.

Eleições em Não-Me-Toque

No dia 1º de outubro, das 8h às 17h, ocorre a eleição da nova composição do Conselho Tutelar de Não-Me-Toque. São 9 candidatos para 5 vagas.

A Rádio e o Jornal A Folha apresentaram os candidatos, oferecendo a oportunidade a todos os munícipes eleitores, de conhecerem quem teve sua candidatura homologada pelo Comdica. As entrevistas estão disponíveis em vídeo no Facebook Rádio & Jornal A Folha.

Candidatos ao Conselho tutelar de NMT

53 - Alexandra Cristina Ribas

79 - Daniela da Rosa Kaiser

81 - Joel dos Santos Borba

37 - Jorge Celito Zuffo

74 - Jorge Correa Canal

85 - Livania Laner de Oliveira

48 - Luciana Ariane Fávero

83 - Luciane Juchem

41 - Sandra Mara da Rosa.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir