Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

28 de setembro de 2023

Os Galponeiros reverenciam gaúchos e holandeses em sua nova apresentação

Gaúcho e Holandês remete à integração entre culturas e a hospitalidade do gaúcho
Texto e fotos: Heaine Gnoatto Zart / AFolha

Os preparativos da invernada de danças categoria adulta do CTG Galpão Amigo para a última seletiva que busca uma vaga à final do Encontro de Artes Nativas (Enart), passou pelo evento pré-estreia, na noite de 23 de setembro. O grupo vai a Sarandi, dia 7 de outubro, para a seletiva regional.

Nesta noite, os dançarinos registraram agradecimentos aos que poiam e contribuem para que a invernada de danças tenha uma boa estrutura de ensaios e se organize para providenciar cenografia, contratar coreógrafo, compositor, modista, direção artística, entre outros itens necessários para chegar em condições de disputar com os demais CTGs.

Também comemoraram o aniversário de 50 anos do Galpão Amigo reunindo ex-integrantes da invernada para uma dança e um brinde pelos bons tempos de vivência como Galponeiros.

Com o CTG novamente recebendo um grande público, Os Galponeiros entraram no palco prestando homenagem aos holandeses de Não-Me-Toque, que chegaram, transformaram a economia local e se integraram com a comunidade, com significativa participação na fundação do Centro de Tradições gaúchas na cidade, no ano de 1973.

Além da dança de entrada que remete à chegada dos holandeses, com a mistura dos passos de dança gaúcha e folclórica da Holanda, conta com a letra da música “Gaúcho e Holandês – tradição e união”, composta por Jefferson Pacheco, em ritmo de alegria.

“A hospitalidade do gaúcho

E a perícia do holandês

Uniram forças para fazer

A nossa Não-Me-Toque crescer”

(verso da música)

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir