Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Iniciativa de criador de Arapoti (PR) alimentação para o gado leiteiro entregue para prejudicados no Rio Grande do Sul | Foto: Divulgação

2 de outubro de 2023

Paranaenses doam feno para produtores de leite gaúchos atingidos pelas enchentes

Produtores e agricultores de Arapoti, no Paraná, se sensibilizaram com a situação dos colegas no Rio Grande do Sul após as últimas enchentes que atingiram o Estado gaúcho. Eles doaram 160 fardos de feno com 500 quilos cada, mais 80 bolas de pré secado de média de 300 quilos cada para criadores gaúchos que foram atingidos pelos problemas climáticos ocorridos ao longo do mês de setembro, em especial no Vale do Taquari.

A ideia partiu do produtor Korstiaan Bronkhorst. Disse que vendo o noticiário dos problemas causados no Rio Grande do Sul, ele e a esposa se sensibilizaram e decidiram agir.

— A gente terminou a safra de feno e falei para meus filhos sobre a ideia que nós tínhamos sobre as enchentes no Rio Grande Sul em fazer uma doação a esses produtores com feno. Imediatamente os dois falaram que sim, em ajudar e fazer essa viagem para levar o feno —, destaca.

Além disso, foi feito o chamamento em um grupo de produtores da região e instantaneamente outros produtores se prontificaram a ajudar.

— Foi desta forma que a gente conseguiu um total razoavelmente grande de alimentos para o gado no Rio Grande Sul. E agora estamos organizando para levar essas doações aos produtores do Rio Grande Sul. Todo mundo ajuda, um ajuda com feno, um ajuda com frete, outro ajuda com combustível, outro ajuda financeiramente. Então, temos ajuda de várias formas para podermos ajudar os amigos —, salienta Bronkhorst.

O contato foi feito com a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), por meio do presidente Marcos Tang. O dirigente se diz agradecido pela iniciativa dos produtores paranaenses, liderada por Bronkhorst.

— Quero registrar, com muita satisfação, essa ajuda. Em nome dos produtores de leite do Rio Grande do Sul, independentemente, se sócios ou não da Gadolando, da raça holandesa ou não, nós agradecemos enormemente —, ressalta.

Tang reforça que, especialmente no Vale do Taquari, as perdas foram enormes.

— E também nessas perdas, como temos salientado, foi muita alimentação do gado leiteiro. Mesmo áreas não tão atingidas com rios, eu vejo o quanto foi perdido de alimentação do gado leiteiro, vendo só pelas propriedades da gente lá na Serra. Então imagina quem ainda teve inundações, perdeu o feno, silagem, pasto. Portanto, as perdas muito grandes e esses animais também devem ser alimentados e bem alimentados e cuidados todos os dias —, frisa.

O feno foi entregue a produtores do Vale do Taquari, com o apoio da cooperativa Dália e prefeituras locais com a logística para a distribuição. Outras viagens para outras regiões serão realizadas, como para a região de Estrela (RS).

— Isto é uma atitude muito bonita, muito elogiável e de solidariedade entre produtores de leite, para com suas vacas e para que o produtor também se anime um pouco. Então, temos essa satisfação de registrar e de poder agradecer —, finaliza Tang.

Fonte: Assessoria Gadolando

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir