Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

6 de outubro de 2023

Conversa com idosos sobre relações solidárias marcou os 50 anos da Casa Betânia

Dinâmica da colcha de retalhos selou o encontro que motivou à manutenção de vínculos

Por Erick Krüger Kanofre

Na tarde desta quarta-feira (27), ocorreu no Salão do Cristo Rei um momento de conversa, reflexão e dinâmica com 170 idosos, conduzida pelo Padre Paulo Rodrigues dos Santos, de Passo Fundo, que falou sobre envelhecimento saudável e relações solidárias.

A abertura da palestra foi realizada pela coordenadora da Casa Betânia, Irmã Silvânia Ioner, e estiveram presentes o secretário de Assistência Social, José Aloísio de Souza, assistentes socias do Cras e Creas, além de uma representante do Lar do Idoso São Vicente de Paulo.

O evento marcou o aniversário de 50 anos da Casa Betãnia, lar das religiosas idosas da Congregação Notre Dame queneste ano completou 100 anos no Brasil.

O padre conversou carinhosamente com os idosos, provocando emoções. Aconselhou que aproveitassem a vida, passeando, conversando com os amigos e fazendo o que sentem vontade; que vivam o momento, não fiquem presos ao passado. Também, comentou sobre a importância de não se isolar, de conectarem-se com os outros, para manter e criar vínculos e dar valor à amizade.

Uma das atividades da tarde foi a dinâmica dos retalhos, em que o retalho representa a vida, a história, o envelhecimento. Posteriormente o padre pediu para os idosos formarem grupos, unindo os retalhos com costuras, representando que não está sozinho neste caminho. Depois, tendo outros pedaços de retalhos ao redor, foram costurando formando uma grande colcha.

Antes de finalizar, a Irmã Lurdes relatou um trecho bíblico, no qual dizia: O Reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. E, quando está repleta, os pescadores a puxam para a praia. Então se assentam e juntam os bons em cestos, mas jogam fora os ruins — Mt 13, 47-48.

Em entrevista ao Jornal A Folha, o padre Paulo, comentou da importância de trabalhar o assunto.

— Procuramos trabalhar com as pessoas sobre o envelhecimento saudável e as relações solidárias dos idosos, mas ao mesmo tempo, oferecer uma convivência saudável. Ou seja, devemos envelhecer juntos em comunidade, em grupos de partilha, em convivência. A tarde foi marcada pela construção de uma colcha de retalhos simbolizando assim a nossa vida que vai se costurando e formando novos vínculos. Desejo a todos que têm idosos em suas casas, que invistam nisso. Que o envelhecer de cada pessoa seja de fato saudável, de sabedoria e com a presença de muitas pessoas amigas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir