Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Além de falar sobre suas emoções, alunos descobrira que fazer uma boa ação promove a sensação de alegria e bem-estar

6 de outubro de 2023

Escola Geny realiza programações voltadas ao Setembro Amarelo

Além de falar sobre suas emoções, alunos descobrira que fazer uma boa ação promove a sensação de alegria e bem-estar

Por Erick Krüger Kanofre

Durante o mês de setembro, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Geny Vieira da Cunha realizou atividades voltadas ao Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio e valorização da vida.

O tema foi trabalhado especialmente com a turma 82, na disciplina de Projeto de Vida, a partir da leitura da reportagem "É melhor ser alegre que ser triste" (revista Qualé - árvore de livros), que aborda a questão da ansiedade e depressão em crianças e jovens. O principal objetivo foi proporcionar um espaço para os estudantes falarem sobre suas emoções, principalmente nessa fase em que estão descobrindo tantos sentimentos novos.

Durante o mês foram realizadas rodas de conversas para debater sobre sintomas de ansiedade e depressão, e hábitos que podem ajudar na prevenção de doenças, não só físicas como mentais, refletindo também sobre a campanha do Setembro Amarelo.

E no dia 27, os alunos realizaram uma atividade nas proximidades do educandário, quando os alunos distribuíram bilhetes com frases de motivação e abraços às pessoas que transitavam pela rua, ressaltando a importância de cultivar a autoestima e de ter sempre pensamentos positivos. Os estudantes foram orientados pela professora Tatiane Stumm.

A diretora da Escola Estadual Geny, Janete Eckstein Lamb, explica a importância de abordar o assunto na escola:

— É um assunto que precisa ser, não só no mês de setembro, mas durante todo o ano letivo. Falar sobre as emoções e vivências dos estudantes é primordial, visto que as crianças e jovens possuem um vínculo diário com a escola, podendo construir redes de apoio, que fazem parte desse processo de descoberta, escuta e acolhimento com nossos estudantes.

PROJETO DE VIDA - OProjeto de Vida compõe o currículo das escolas estaduais com o objetivo de contribuir com os estudantes no processo de autonomia e protagonismo juvenil, pautados no desenvolvimento de suas potencialidades e aspirações, estimulando as relações sociais.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir