Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Divulgação

6 de outubro de 2023

Setembro registra menor número de abigeatos em toda a série histórica no RS

Foto: Divulgação

O mês de setembro fechou com queda nos indicadores de crimes contra a vida no Rio Grande do Sul, segundo o governo estadual. De acordo com dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), nesta quinta-feira, o mês passado registrou queda nos casos de homicídio, feminicídio e latrocínio, que tiveram redução de 24,3%, 33,3% e 16,7% respectivamente.

Conforme a SSP, as ocorrências de roubo de veículos também diminuíram. Em setembro, foram registradas 276 ocorrências em todo estado, o que representa uma queda de 25% em comparação com o mesmo período de 2022.

Para o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, a redução das mortes violentas e dos crimes patrimoniais foi resultado do trabalho conjunto executado pelas forças de segurança. “Vamos aumentar a pressão operacional para atacar diretamente o crime organizado e trazer maior sensação de segurança à população gaúcha”, destacou.

Homicídios

Setembro registrou 115 ocorrências, representando uma redução de 24,3% em comparação com o mesmo período no ano passado. Porto Alegre registrou 24 homicídios, totalizando uma redução de 27,3% em relação a setembro de 2022.

Feminicídios:

No Rio Grande do Sul, em setembro, foram registradas quatro ocorrências contra seis no mesmo mês de 2022, o que corresponde a uma redução de 33,3%. No acumulado de janeiro a setembro, foram 64 casos no Rio Grande do Sul, 19 ocorrências a menos em relação ao mesmo período do ano passado. Já a Capital – conforme a SSP –  não computa nenhum caso de feminicídio há seis meses.

Latrocínio

Com relação aos crimes de latrocínio, em setembro foram registradas 5 mortes no estado, o que representa uma redução de 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a setembro, o indicador fechou em queda de 9,8%.

Roubo de veículos

No que se refere ao roubo de veículos, setembro manteve a tendência de queda registrada nos meses anteriores. Em todo o Rio Grande do Sul, foram computadas 276 ocorrências contra 368 no mesmo período do ano passado, diminuição de 25%. Esta é a nona redução consecutiva do indicador, de acordo com o Executivo Estadual.

Abigeato: menor número desde 2010

Em setembro, foram registrados 272 casos de abigeato em todo o Estado, 37% a menos do que no mesmo período do ano passado. Trata-se do menor número registrado em toda a série histórica, iniciada em 2010. Antes disso, o menor número havia sido registrado em junho de 2023, com 285 casos.

A melhora significativa desse índice está relacionada à Operação Agro-Hórus, da Brigada Militar (BM), e às Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab), da Polícia Civil (PC).

Roubo a pedestre e outros indicadores

No último mês, o roubo a pedestre registrou uma queda de 28% no estado. Com relação aos outros indicadores, no mês passado, também foram contabilizadas duas ocorrências bancárias, mesmo número registrado em setembro de 2022. Por fim, o número de casos de roubo a transporte coletivo registrou leve variação positiva de 5,1%.

Fonte: Rádio Guaíba

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir