Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: gov br / FAB

13 de outubro de 2023

Operação já resgatou 494 brasileiros da guerra contra o Hamas; 3º avião chegou nesta sexta

Foto: gov br / FAB

A terceira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na madrugada desta sexta-feira (13) na base aérea de Recife, em Pernambuco. A bordo, estavam 69 brasileiros que foram resgatados da zona de guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Com isso, a Operação Voltando em Paz já repatriou 494 pessoas e quatro animais. Três aeronaves estão em Roma e aguardam instruções do governo brasileiro.

A previsão do governo é resgatar 900 pessoas na primeira fase da operação, que deve durar até este sábado (14). Neste terceiro voo, cinco pessoas desembarcaram na capital pernambucana, e o restante seguiu viagem para o aeroporto de Guarulhos.

Na manhã desta sexta, a aeronave presidencial pousou no aeroporto de Roma. Os comandantes aguardam autorização para pousar no Egito e começar a repatriação dos brasileiros que estão dentro da Faixa de Gaza, ponto central do conflito.

Até o momento, 22 brasileiros pediram repatriação, segundo a representação diplomática brasileira na Palestina. Parte do grupo está abrigada em uma escola da região enquanto aguarda a volta para o Brasil.

Outras duas aeronaves também estão em território italiano e aguardam instruções do governo brasileiro. Além da tripulação, a equipe que participa do resgate de brasileiros conta com médicos e psicólogos, todos militares.

Veja os números da operação
Viagens completas
• 1º avião — Brasília, na madrugada de quarta (11) — 211 passageiros;
• 2º avião — Rio de Janeiro, na noite de quinta (12) — 214 passageiros e 4 animais (1 cachorro e 3 gatos);
• 3º avião — escala em Recife e destino em Guarulhos (SP), na manhã de sexta (13) — 69 repatriados (5 ficaram em Recife).

Em trânsito
• 4º avião — pousou em Roma, Itália, às 8h48 (horário local) desta quinta-feira (12);
• 5º avião — às 10h15 (horário de Roma) desta sexta-feira (13);
• 6º avião — presidencial — pousou em Roma às 10h25 (horário de Roma) desta sexta-feira (13). A aeronave aguarda autorização para pousar no Egito e repatriar brasileiros que estão em Gaza.

Fonte: R7

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir