Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Divulgação

18 de outubro de 2023

Produção de alimentos e políticas públicas de comercialização serão temas de evento em Victor Graeff

Acontece na próxima quarta-feira (25/10), a partir das 9h, no Salão Evangélico, no município de Victor Graeff, o 4º Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar do Alto da Serra do Botucaraí. O evento, alusivo ao Dia Mundial da Alimentação (celebrado em 16 de outubro), espera reunir cerca de 150 pessoas, de 15 municípios.

A programação conta com a palestra “Alternativas simples para a produção de hortaliças”, ministrada pelo extensionista rural e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Vivairo Zago. Em seguida, os agricultores do município de Espumoso Felipe Schakofski e Andrieli Joana Corazza Faoro irão apresentar o trabalho realizado na propriedade da família na produção de hortigranjeiros. E, encerrando as atividades da manhã, acontece o painel “Políticas Públicas Municipais”, no qual serão apresentadas as experiências da Feira da Mulher Rural, de Arroio do Tigre, e do Fundo Rotativo Municipal de Gramado Xavier.

À tarde, a programação tem continuidade com a visitação a Mais Bela Praça do Rio Grande do Sul, a realização de oficinas sobre produção de alimentos em pequenos espaços e receitas com plantas bioativas, a troca de sementes e mudas crioulas e a exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar e artesanato.

O extensionista rural e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Evandro Scariot explica a importância de ações que fomentem a produção de alimentos e também de políticas públicas de valorização desta produção e, consequentemente, de comercialização para a geração de renda e estímulo à permanência do jovem no meio rural. “É grande a dependência de alimentos de outras regiões, o que evidencia a existência de espaço para ampliar a geração de renda através da produção de alimentos para abastecimento local. E a produção local pode ser fomentada por políticas públicas de estímulo à produção, processamento e comercialização de alimentos voltados à realidade de cada município. Neste sentido, é fundamental a apresentação e debates sobre experiências e políticas públicas que estão trazendo bons resultados”.

Interessados em participar podem procurar os escritórios da Emater/RS-Ascar nos respectivos municípios. É esperada a participação de público de Alto Alegre, Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Mormaço, Nicolau Vergueiro, São José do Herval, Soledade, Tio Hugo e Victor Graeff. O 4º Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar do Alto da Serra do Botucaraí é promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e Prefeitura de Victor Graeff

Confira a programação:

9h - Café compartilhado
9h30 - Abertura
9h45 - Momento Cultural
10h - Palestra: Alternativas simples para produção de hortaliças - Vivairo Zago, extensionista rural e assistente técnico regional Emater/RS-Ascar
10h45 - Relato de experiência – Espumoso/RS
11h - Painel: Políticas Públicas Municipais:
- Feira da Mulher Rural - Arroio do Tigre/RS
- Fundo Rotativo Municipal - Gramado Xavier/RS
11h45 - Espaço para questionamentos
12h - Almoço
13h15 - Visitação a “Mais Bela Praça do Rio Grande do Sul”
14h - Oficinas:
- Produção de alimentos em pequenos espaços
- Receitas com Plantas Bioativas
15h - Troca de sementes e mudas, exposição de artesanato e feira local.
15h30 - Encerramento

Fonte: Ascom Victor Graeff

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir