Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Erick Krüger Kanofre/ A Folha

20 de outubro de 2023

Administração inaugura prédio para a Escola de Educação Infantil Dirce Erpen

Foto: Erick Krüger Kanofre/ A Folha

Por Erick Krüger Kanofre

Na tarde desta quarta-feira (18) houve a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Dirce Lúcia Erpen, localizada no bairro Jardim, sendo a inauguração um marco para nosso Município.

Estiveram presentes na inauguração o prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, o vice-prefeito, Gilson Trennepohl, a presidente da Câmara de Vereadores, Francieli Schwingel de Carvalho, a secretária da Educação, Luciana Henkes Renz, a diretora da Escola, Juliane de Loreno, e os familiares da homenageada Dirce Lúcia Erpen.

O educandário conta com ambientes amplos, coloridos, seguros, realmente planejados para a Educação Infantil, projetado pelo setor de engenharia da prefeitura. São quatro salas de aula, sala dos professores, sala da direção, refeitório, cozinha, copa, lavandeira, sanitários, vestiários e um playground, em área total de 696,83 metros quadrados. O projeto permite ampliação horizontal de novos blocos. O segundo já está previsto para 2024, ampliando com mais oito salas, visando ao atendimento de berçário e maternal.

O investimento no educandário é superior a R$ 2 milhões de reais, feitos com recursos próprios do município, incluindo a construção do prédio, muro e mobiliário. Inicialmente a nova escola atenderá 48 alunos em turmas de berçários.

A nova diretora da Emei Dirce Lúcia Erpen, Luciane de Loreno, expressou a felicidade em ser escolhida como diretora.

— Estou muito feliz em poder ser a primeira diretora, porque a minha vida toda eu trabalhei com crianças pequenas, com muito amor e dedicação e estou muito orgulhosa de estar aqui e poder ajudar, fizemos tudo com muito amor e carinho para receber as crianças.

Em entrevista, Andreia Erpen, se emocionou ao comentar a homenagem à sua mãe, Dirce Lúcia Erpen:

— Minha mãe foi professora do ensino infantil por 27 anos. Ela cuidava do jardim de infância e pré-escola, se especializou nisso. Era uma pessoa muito meiga e muito valorizava a educação. É uma honra para nossa família ver o nome de nossa mãe nesse prédio lindo.

 

QUEM FOI DIRCE ERPEN

Dirce Lucia Erpen nasceu em 27 de novembro de 1943 em Tapera/RS. Em janeiro de 1965 casou-se com Harry Alberto Erpen, passando a residir em Não-Me-Toque. Cursou magistério e foi professora da rede estadual de ensino por 27 anos, atuando durante a maior parte do tempo junto à Escola Estadual Geny Vieira da Cunha.

Foi coordenadora Educacional do Município nos governos de Luiz Rudy Becker e de Arlindo Hermes. Como primeira-dama, assumiu a coordenação da extinta LBA e posteriormente o Núcleo de Assistência Social no governo de Nene Erpen. Na vida comunitária, integrou equipes de catequistas da Igreja Matriz Cristo Rei durante mais de dez anos. Dirce Erpen faleceu no dia 15 de setembro de 2004 aos 60 anos.

 

EMEI DIRCE ERPEN

No final do 2020, a gestão 2016-2020, criou a EMEI Dirce Erpen e entregou o prédio reformado, antiga residência da Família de Harry Alberto Erpen, para ser instalada a escola. A nova administração considerou o local impróprio e ali instalou a Secretaria Municipal da Saúde, comprometendo-se em construir um novo prédio, adequado aos padrões exigidos para a educação infantil. O nome da EMEI Dirce Erpen foi uma sugestão da suplente de vereadora, em 2020, Eloí Ribas (PSB).

Confira no link https://abrir.link/oE2zW

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir