Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

20 de outubro de 2023

Campanha da Saúde distribui larvicida para combate ao mosquito borrachudo

Por Erick Krüger Kanofre

Desde segunda-feira (16), os agentes de endemias puderam iniciar a aplicação de larvicida para controle do nascimento do mosquito borrachudo no perímetro urbano em Não-Me-Toque. Neste dia também iniciou a distribuição do produto aos moradores do interior, que devem comparecer no Posto de Apoio, localizado na rua Liberato Salzano – ao lado da Delegacia de Polícia, com garrafas pets e metragem de suas propriedades, para o recebimento do larvicida.

Na última quarta-feira (11), a Rádio A Folha recebeu a visita da enfermeira da Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque, Renata Kraemer, que coordena a campanha de combate ao mosquito borrachudo no município. Ela explicou que, normalmente, o combate aos borrachudos é realizado no mês de novembro, mas este ano foi antecipado, devido à infestação que já ocorre na cidade.

A enfermeira orienta que os moradores do interior realizem a limpeza dos rios e córregos de suas propriedades, para que durante a aplicação os mosquitos não se abriguem nos entulhos das margens, levando a ineficácia do produto. No perímetro urbano, a aplicação será realizada conforme as condições do clima.

Para efetivo resultado, é necessário realizar três aplicações, num intervalo de 15 dias entre elas, orientação válida para o perímetro urbano e rural.

—Esta espécie de mosquito não causa doenças, mas causa um desconforto que varia de intensidade entre cada pessoa. Pode ser coceira, inchaço e até alergia, portanto é de recomendação que as pessoas usem repelente contra insetos, para a prevenção de desconfortos.

Quem ainda tiver dúvida sobre o mosquito ou sobre o larvicida, pode enviar mensagem ou ligar para a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (54) 99633-5314 ou para a secretaria de Saúde ou 3332-4042.

Confira a entrevista no Facebook Rádio Jornal A Folha

https://fb.watch/nLVxqwxAe7/

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir