Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Velas acesas para Nossa Senhora mostra convicção da entrega destas religiosas à missão de propagar a bondade de Deus (Foto: Helaine Gnoatto Zart / Afolha)

3 de novembro de 2023

Congregação Notre Dame celebra 50 anos da Casa Betânia

Diretora Provincial, Ir. Dirce Slaviero, trouxe mensagem da Congregação Notre Dame na celebração realizada na Igreja Matriz Cristo Rei (Foto: Helaine Gnoatto Zart / Afolha)

Por Helaine Gnoatto Zart / AFolha

A casa de moradia, acolhimento e cuidados para as irmãs idosas, a Casa Betânia, completou 50 anos de fundação neste mês e outubro. Uma série de atividades marcaram a data que ocorre no mesmo ano do centenário da vinda das Irmãs de Notre Dame, da Alemanha para o Brasil, tendo Não-Me-Toque e Passo Fundo como locais de chegada da missão religiosa que se dedicou à educação, saúde e assistência social.

Uma missa celebrada na Igreja Mariz Cristo Rei reuniu as irmãs residentes da Casa Betânia, muitas das religiosas que já trabalharam na instituição, assim como colaboradores, ex-colaboradores, o médico Anaor Aguiar, que atende as Irmãs há 47 anos, e a Superiora Provincial da Congregação, Irmã Dirce Slaviero.

Os padres Laerte Reis, pároco local, Paulo Rodrigues e Arnildo Fritzen, que por muitos anos prestou serviço de orientação espiritual para as Irmãs de Notre Dame, conduziram a celebração.

A coordenadora da Casa Betânia, Ir. Silvânia Ioner, lembrou a iniciativa em Não-Me-Toque, de cuidar das irmãs idosas e doentes que, a princípio, vieram da Alemanha para trabalhar na missão cristã em diferentes estados do Brasil.

—Nossa única palavra é gratidão. Hoje, acolhemos 39 irmãs, mas já foram mais de 170 ao todo. A Casa Betânia foi fundada em 23/10/1973, já com o objetivo de atender as irmãs quando doentes ou idosas. Quando a Irmã emite seus votos religiosos, ela assume a Instituição religiosa como sua família, essa por sua vez, cuida dela em todas as suas necessidades pessoais, também na doença e na velhice —, destacou Ir. Silvânia.

A Superiora Provincial da Congregação, Irmã Dirce Slaviero, destacou que a presença das Irmãs de Notre Dame, especialmente em Não-Me-Toque, se deve ao convite do frei Jacob Höfer, que providenciou a acolhida pela comunidade.

—A Casa Betânia é um lugar muito especial ao qual temos muito carinho, porque acolhe e cuida das irmãs que deram sua vida ativa à missão de propagar a bondade de Deus e que agora rezam pelas Irmãs que estão na ativa, presentes em sete estados brasileiros, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Acre, Maranhão, Bahia e Distrito Federal, além de missionárias em Moçambique, na África, há 30 anos, onde temos muitas jovens ingressando na vida religiosa, realizando nossa missão sempre com muito amor—, destacou a Superiora Provincial da Congregação, Irmã Dirce Slaviero.

Após a missa, todos se reuniram para um almoço de confraternização. Antes, vivenciaram mais um momento de gratidão. Sob o cântico “Tu és uma luz para o mundo”, Irmãs da Casa Betânia, iluminadas pelas chamas das velas que carregavam em suas mãos, homenagearam Nossa Senhora, demonstrando toda sua devoção à Mãe de Jesus, inspiradora da Congregação.

Na história bíblica, Betânia era o lugar onde residiam Maria, Madalena e Lázaro, para o qual Jesus sempre voltava. Assim é o Residencial Casa Betânia, um lugar de partilha, de cuidado, de manutenção da fé e da presença constante de Deus, fortalecendo o legado espiritual de Santa Júlia Billiart, firmado no carisma da Congregação de Nossa Senhora, de proclamar a bondade e o amor providente de Deus.

 

 

 

 

 

Mapa Astral
Nenhum item encontrado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir