Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: Assessoria de Imprensa da Congregação das Irmãs de Notre Dame

6 de novembro de 2023

Congregação Notre Dame celebra 50 anos da Casa Betânia

Por Helaine Gnoatto Zart / AFolha

A casa de moradia, acolhimento e cuidados para as irmãs idosas, a Casa Betânia, completou 50 anos de fundação neste mês e outubro. Uma série de atividades marcaram a data que ocorre no mesmo ano do centenário da vinda das Irmãs de Notre Dame, da Alemanha para o Brasil, tendo Não-Me-Toque e Passo Fundo como locais de chegada da missão religiosa que se dedicou à educação, saúde e assistência social.

Uma missa celebrada na Igreja Mariz Cristo Rei reuniu as irmãs residentes da Casa Betânia, muitas das religiosas que já trabalharam na instituição, assim como colaboradores, ex-colaboradores, o médico Anaor Aguiar, que atende as Irmãs há 47 anos, e a Superiora Provincial da Congregação, Irmã Dirce Slaviero.

Os padres Laerte Reis, pároco local, Paulo Rodrigues e Arnildo Fritzen, que por muitos anos prestou serviço de orientação espiritual para as Irmãs de Notre Dame, conduziram a celebração.

A coordenadora da Casa Betânia, Ir. Silvânia Ioner, lembrou a iniciativa em Não-Me-Toque, de cuidar das irmãs idosas e doentes que, a princípio, vieram da Alemanha para trabalhar na missão cristã em diferentes estados do Brasil.

—Nossa única palavra é gratidão. Hoje, acolhemos 39 irmãs, mas já foram mais de 170 ao todo. A Casa Betânia foi fundada em 23/10/1973, já com o objetivo de atender as irmãs quando doentes ou idosas. Quando a Irmã emite seus votos religiosos, ela assume a Instituição religiosa como sua família, essa por sua vez, cuida dela em todas as suas necessidades pessoais, também na doença e na velhice —, destacou Ir. Silvânia.

Velas acesas para Nossa Senhora mostra convicção da entrega destas religiosas à missão de propagar a bondade de Deus (Foto: Helaine Gnoatto Zart / Afolha)

A Superiora Provincial da Congregação, Irmã Dirce Slaviero, destacou que a presença das Irmãs de Notre Dame, especialmente em Não-Me-Toque, se deve ao convite do frei Jacob Höfer, que providenciou a acolhida pela comunidade.

—A Casa Betânia é um lugar muito especial ao qual temos muito carinho, porque acolhe e cuida das irmãs que deram sua vida ativa à missão de propagar a bondade de Deus e que agora rezam pelas Irmãs que estão na ativa, presentes em sete estados brasileiros, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Acre, Maranhão, Bahia e Distrito Federal, além de missionárias em Moçambique, na África, há 30 anos, onde temos muitas jovens ingressando na vida religiosa, realizando nossa missão sempre com muito amor—, destacou a Superiora Provincial da Congregação, Irmã Dirce Slaviero.

Após a missa, todos se reuniram para um almoço de confraternização. Antes, vivenciaram mais um momento de gratidão. Sob o cântico “Tu és uma luz para o mundo”, Irmãs da Casa Betânia, iluminadas pelas chamas das velas que carregavam em suas mãos, homenagearam Nossa Senhora, demonstrando toda sua devoção à Mãe de Jesus, inspiradora da Congregação.

Na história bíblica, Betânia era o lugar onde residiam Maria, Madalena e Lázaro, para o qual Jesus sempre voltava. Assim é o Residencial Casa Betânia, um lugar de partilha, de cuidado, de manutenção da fé e da presença constante de Deus, fortalecendo o legado espiritual de Santa Júlia Billiart, firmado no carisma da Congregação de Nossa Senhora, de proclamar a bondade e o amor providente de Deus.

Diretora Provincial, Ir. Dirce Slaviero, trouxe mensagem da Congregação Notre Dame na celebração realizada na Igreja Matriz Cristo Rei (Foto: Helaine Gnoatto Zart / Afolha)

 

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir