Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

A montadora John Deere de Horizontina demitirá 297 trabalhadores Foto: John Deere/Divulgação

7 de novembro de 2023

John Deere vai demitir 297 trabalhadores em Horizontina

A entidade sindical foi procurada pela montadora informando que a produção conforme o plano fiscal da empresa, que começou no dia 01 de novembro, terminará no dia 31 de outubro de 2024.

Inicialmente a meta da John Deere era efetivar 350 demissões, no entanto, depois de uma negociação com o sindicato, o número de demitidos baixou para 297. Destes, 60 serão de funcionários com contratos pré-determinados (temporários), 70 com menos de três anos na empresa, com atenção para evitar demissões de casais, ou seja, se a mulher for demitida, permanece empregado o homem e vice-versa, sete trabalhadores já aposentados, mas que continuam trabalhando e 60 efetivos com mais de três anos na empresa.

Uma das cláusulas da negociação com o sindicato da categoria é não demitir o casal (preservar um dos cônjuges), além de um plus na verba rescisória.

No período pós-pandemia, a indústria chegou a montar 23 unidades de colheitadeiras por dia na unidade de Horizontina. A partir de abril de 2023, a produção baixou para 18 unidades, depois para 16 e, agora, com o novo ajuste, vai para 12 unidades, número igual ao período antes da pandemia.

A redução deve causar efeito em empresas menores de fabricação de peças e prestação de serviços.

Fonte: Portal Leouve e Rádio Progresso

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir