Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

Foto: Divulgação

13 de novembro de 2023

Leucemia felina foi a causa da morte de 2 mascotes da Escola Cívica

A morte de dois mascotes da Escola Cívica Municipal de Ensino Fundamental Professor Iraldo Ângelo Borghetti, nesta semana, sensibilizou os alunos e todos conheciam dos bichanos.

O gato Ângelo morreu na segunda-feira, dia 6 de novembro, e foi o primeiro diagnosticado com a doença feLV.

Na manhã de quarta-feira (8), novamente uma notícia triste para a comunidade escolar da Escola Cívica, o outro mascotinho, o gato Borghetti, também perdeu a batalha contra a Leucemia Felina (feLV).

Ambos apareceram na escola e foram acolhidos pelos alunos, professores, funcionários e direção. Ganharam cama, comedouro, bebedouro e foram assumindo a escola como casa. Circulavam livremente entre os alunos, nas salas de aula, pátio, secretaria e sala da diretora, onde dormiam nas cadeiras. No inverno, ganharam gasalho, apesar de não ter sido uma experiência que apreciaram.

Os gatos foram motivo de os alunos promoverem campanha de arrecadação de alimentos para animais abandonados.

Devido à gravidade da doença e da facilidade de sua transmissão, a redação da Folha entrou em contato com a médica veterinária Vivian Luft, da Clínica Guardiã, para saber mais sobre a doença.

A leucemia felina, FeLV, provavelmente é a doença vírica mais importante em gatos. Cerca de 1 em cada 3 gatos que contactam com o vírus desenvolvem infecção permanente que é quase sempre fatal.

Com o vírus, o felino fica vulnerável a doenças infecciosas, lesões na pele, desnutrição, cicatrização mais lenta de feridas e problemas reprodutivos.

Ela não passa para humanos. Pode ser transmitida pela saliva, em comedouros, brigas e caixa de areia.

Os principais sintomas são: aumento da secreção nos olhos, perda do apetite, perda de pelos, emagrecimento e apatia. A FeLV pode se prevenida com vacina.

Conheça a história dos mascotes
https://afolhadosul.com.br/2023/04/29/conheca-angelo-e-borghetti-os-gatos-da-escola-civica/

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir