Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

Foto: Divulgação

17 de novembro de 2023

Administração de Espumoso mobiliza recursos e alerta população diante de enchentes causadas pelas chuvas

Na manhã desta quinta-feira, 16/11, o prefeito municipal Douglas Fontana utilizou suas redes sociais para informar os munícipes sobre os esforços emergenciais em andamento nos interiores de Espumoso. Em vídeos publicados em sua conta no Facebook, Fontana expressou sua preocupação, declarando: “Registrados os estragos no interior do município de Espumoso. Nosso compromisso é, assim que possível, RECUPERAR TODO INTERIOR.”

Enquanto as equipes trabalham incansavelmente para atender às demandas do interior, a Secretaria de Obras Municipal concentra esforços nas ruas, desobstruindo bueiros e monitorando os alagamentos causados pelo transbordamento do Arroio Tigreiro. Em entrevista à nossa equipe jornalística, o secretário de obras municipal, Leandro Keller Coleraus, destacou a importância da colaboração da comunidade: “Estamos desde as primeiras horas nas ruas engajados em dar suporte aos nossos cidadãos que enfrentam esse problema devido à grande quantidade de chuvas. Ressaltamos que qualquer problema, nossas equipes estão disponíveis para dar todo e total suporte para quem precisa.”

O cenário torna-se mais crítico com o alerta emitido pela Brigada Militar de Espumoso para as famílias ribeirinhas do Arroio Tigreiro e do Rio Jacuí. O aumento repentino do nível do Arroio Tigreiro bloqueou ruas da cidade, levando as autoridades a orientar os residentes sobre a monitorização constante da situação e a adoção de medidas preventivas. O Tenente Aldair Mendes de Moraes, comandante do Pelotão de Espumoso, enfatizou a necessidade da ação preventiva para evitar maiores problemas e tragédias.

Outras cidades da região, como Barão de Cotegipe, Lajeado, Entre Rios do Sul, Nonoai, Santo Augusto, Áurea, Centenário, Santo Expedito do Sul, Passo Fundo, Machadinho, Mariano Moro, Chapada e Jova Boa Vista, também enfrentam as consequências das intensas chuvas, sendo monitoradas pela Defesa Civil do estado.

A situação é crítica em diversos municípios, como Cruz Alta, Augusto Pestana, Ijuí, Panambi, Santo Ângelo e Santa Rosa, que registraram fortes temporais. Além disso, o nível crescente do Rio Jacuí em Espumoso adiciona outra camada de preocupação, à medida que os volumes das chuvas continuam a desaguar em seu leito. A população está mobilizada, e as autoridades trabalham incansavelmente para mitigar os impactos desses eventos climáticos adversos.

Com informações: Fernando Kopper – Jornalista

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir