Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Pixabay

23 de novembro de 2023

Brasil vive “perda de controle” da arrecadação, diz secretário da Receita

A isenção de impostos tem sido um preocupação do governo federal para o próximo ano. Atualmente, o país tem mais de  200 regimes especiais e benefícios fiscais.

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, criticou o que chamou de “um cenário de perda de controle” da arrecadação do governo.

“O Estado brasileiro está perdendo o controle em relação à arrecadação por esse tipo de situação”, avaliou.

A declaração foi dada em seminário promovido pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda nesta quarta-feira (22).

O governo tem articulado a aprovação da medida provisória que permite a tributação de grandes empresas que recebem benefícios fiscais por estados, via ICMS.

“Toda essa discussão se refere a um universo muito pequeno de empresas. São menos de 150 mil empresas, do universo de mais de 20 milhões de CNPJs no país. E, mesmo nesse universo de menos de 150 mil, quem se aproveita desse abatimento são em torno de 7 mil e, dentro desse universo, dois terço de todo o benefício se refere a cerca de 500 grandes empresas”, ponderou.

Fonte: https://oantagonista.com.br/economia/brasil-vive-perda-de-controle-da-arrecadacao-diz-secretario-da-receita/amp/

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir